25-abril-billboard

terça-feira, 19 de maio de 2015

Sessão especial de Deus Branco leva donos e cães aos cinema

A primeira sessão solidária de cinema para cães e donos acontece já no dia 26 de Maio, pelas 21h00, na LX Factory, em Lisboa, com o filme Deus Branco, de Kornél Mundruczó. A SOS Animal, a Animais de Rua, a Change for Animals Foundation, a LX Factory e a Alambique juntam-se para esta iniciativa.


Deus Branco tem estreia marcada nos cinemas a 28 de Maio e foi apresentado no Festival de Cannes onde venceu a Dog Palm. Trata-se de um conto premonitório sobre as relações entre uma espécie superior e o seu inferior caído em desgraça. O filme acompanha Lili, de 13 anos, e o seu cão Hagen, em Budapeste, após uma medida aparentemente inofensiva com vista a disciplinar a criação de cães. Favorecendo os cães com pedigree, as novas regras vão impor, pouco a pouco, multas às raças mistas e dar origem a uma série de acontecimentos extraordinários. Rapidamente, os donos começam a abandonar os seus rafeiros e os canis ficam sobrelotados. Lili luta para salvar o Hagen.

Realizado sem efeitos especiais, Deus Branco contou com a participação de 274 cães de canis húngaros que beneficiaram de um verdadeiro trabalho de treino para as filmagens. Para o realizador, “trabalhar com cães foi uma experiência terapêutica. Foi um processo de rodagem onde tivemos de ser nós a ajustar-nos a eles e não ao contrário. É um exemplo notável da cooperação singular possível entre duas espécies.” Depois do fim da rodagem, um programa especial de adopção permitiu encontrar novos lares para todos os cães.

Para esta sessão especial em Lisboa, a venda de bilhetes será feita no próprio dia, no local de exibição, a partir das 20h00, e terá um custo de 5 euros. Cada bilhete permitirá a entrada de um cão, desde que o animal seja sociável (com pessoas e outros cães), que não tenha fobias ao escuro e a barulhos, e cujo tutor assegure que estará tranquilo na sala durante toda a exibição do filme (cerca de 2 horas). Serão disponibilizados 50 bilhetes especiais (10 euros), que darão direito ao cartaz do filme.

As receitas da bilheteira revertem inteiramente para a SOS Animal, para a Animais de Rua e para a Change for Animals Foundation.

Mais informações sobre o filme em http://alambique.pt/filme/deus-branco.

Sem comentários: