segunda-feira, 20 de março de 2017

Estreias da Semana #264

Dez filmes chegaram aos cinemas portugueses esta Quinta-feira. A Bela e o Monstro, A Idade das Sombras e Aquarius foram algumas das estreias.

A Bela e o Monstro segue a história do clássico que adapta e apresenta-nos Bela (Emma Watson), uma jovem bonita e independente, que é aprisionada por um Monstro no seu castelo. Apesar dos seus receios, torna-se amiga dos empregados encantados e consegue, aos poucos, aproximar-se do Monstro, e conhecer o seu verdadeiro eu.

A Estrada 47 (2014)
Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de sapadores da Força Expedicionária Brasileira entra em pânico no sopé do Monte Castelo. Os soldados tentam descer a montanha, mas acabam por se perder uns do outros. Quando conseguem reencontrar-se, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar um Tribunal Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo. Após tensa discussão decidem desarmar o campo de minas mais perigoso de Itália. No caminho, encontram dois outros desertores; um soldado italiano cheio de remorsos que tenta juntar-se à Resistência e um oficial alemão cansado da guerra. Com a inesperada ajuda dos ex-inimigos, o grupo tenta cumprir a missão que até então fora considerada impossível.

A Idade das Sombras (2016)
Mil-jeong
Agentes da resistência coreana, embarcam numa missão secreta para contrabandear explosivos que permitam atacar o exército japonês, e um talentoso agente da polícia japonesa, natural da Coreia, enfrenta um dilema entre a realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.

Aquarius (2016)
Clara (Sonia Braga), uma viúva de 65 anos, crítica de música reformada, nasceu numa família rica e tradicional no Recife, Brasil. Ela é a última residente do Aquarius, um edifício construído nos anos 40, na zona cara junto ao mar da Avenida Boa Viagem, Recife. Todos os apartamentos vizinhos já foram adquiridos pela empresa que apresentou projectos para construir um novo empreendimento. Clara jura que só sairá dali morta e entra numa guerra fria com a empresa, num confronto obscuro, assustador e emocionalmente desgastante. Esta tensão não só perturba Clara como torna as suas rotinas exasperantes, levando-a a reflectir sobre si e aqueles que ama, o seu passado e o seu futuro.

Código de Família (2016)
Trespass Against Us
Três gerações da família de Cutler viveram como foras da lei junto de algumas das zonas rurais mais ricas da Grã-Bretanha - caçando lebres, invadindo casas senhoriais e provocando a polícia. Em luta para manter um modo de vida que se está a extinguir rapidamente, Chad Cutler é apanhado entre os princípios arcaicos do pai e a tentativa de fazer algo pelos seus filhos, enquanto a lei se aproxima inexoravelmente.

Collide - A Alta Velocidade (2015)
Collide
Depois de um assalto falhado, Casey Stein (Nicholas Hoult), um jovem americano a viver na Europa, é obrigado a fugir de um gang liderado por Hagen (Anthony Hopkins). Para complicar ainda mais a situação, Casey fica na posse de bens valiosos pertencentes a Hagen, que tudo fará para os recuperar. Sem outras opções, Casey recorre à ajuda de Geran (Ben Kingsley), o seu antigo patrão e traficante de droga, para que este proteja a sua namorada, Juliette (Felicity Jones), antes que Hagen a consiga capturar. Desta forma, Casey acaba por se envolver numa louca perseguição pelas autoestradas de Munique para salvar o amor da sua vida, antes que seja tarde demais.

Malapata (2017)
Carlos e Artur vivem a experiência de ganhar a lotaria. De um dia para o outro, vêem as suas vidas dar a maior das voltas ao ficarem milionários. Levados pelo entusiasmo fazem as maiores e mais disparatadas excentricidades, mas começam a ser vítimas de uma estranha e inexplicável série de bizarros infortúnios e azares que quase lhes custa a vida.

Na Vertical (2016)
Rester vertical
Léo anda à procura de lobos numa grande planície da região de Lozère, quando encontra uma pastora, Marie. Alguns meses mais tarde, têm um filho. Com depressão pós-parto e sem ter qualquer confiança em Léo, que vai e volta sem dar cavaco, Marie abandona pai e filho. Léo dá por si com um bebé nos braços. É complicado, mas no fundo ele gosta. Durante esse período, não trabalha e aos poucos cai na miséria. É a degradação social que o atira para as planícies de Lozère e para o lobo.

O Fundador (2016)
The Founder
O Fundador é a adaptação ao cinema da biografia de Ray Kroc, fundador da cadeia de comida rápida McDonald´s. Relata como um caixeiro-viajante do interior dos Estados Unidos comprou, em 1954, o franchise do restaurante de hambúrgueres dos pouco ambiciosos irmãos Mac e Dick McDonald. O sucesso e as inovações introduzidas por Kroc permitiram-lhe adquirir a empresa aos McDonald, em 1961, por 2,7 milhões de dólares.

Sol de Chumbo (2015)
Zvizdan
Uma história de amor, passada em três décadas consecutivas, em duas aldeias vizinhas nos Balcãs com uma longa tradição de ódio inter-étnico. Na primeira história, em 1991, uma ligação romântica é forçada à clandestinidade quando o amor se torna num luxo proibido numa atmosfera de pré-guerra, loucura, confusão e medo. Depois, em 2001, terminada a guerra, os amantes não conseguem concretizar a sua paixão numa relação estável: as cicatrizes do conflito estão demasiado frescas e não saram facilmente. Por fim, em 2011, o amor consegue finalmente criar raízes se os amantes conseguirem libertar-se do passado. O mal e a suspeita não desapareceram completamente das suas vidas. Ainda não é fácil conseguir uma catarse, mas é possível tentar, uma vez mais.

Sem comentários: