terça-feira, 10 de julho de 2018

Curtas Vila do Conde 2018: Programa

O 26.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema acontece de 14 a 22 de Julho, e apresentará 90 sessões e mais de 200 filmes.

Diamantino, de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes, será o filme de abertura do festival e da secção Da Curta à Longa (que inclui também Le Monde est à toi, de Romain Gavras, The Green Fog, de Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson, e Un couteau dans le coeur, de Yann Gonzalez - que apresentará ainda uma carte blanche intitulada Midnight Madness Avant-Garde, com um conjunto de obras de cinema de vanguarda, a maioria em película de 16mm).


O cineasta israelita Nadav Lapid é o realizador em foco na 26.ª edição do Curtas Vila do Conde e será alvo de uma retrospectiva integral da sua obra. O cineasta vem ao festival e estará no debate de dia 21 de Julho às 15h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, integrado na 3.ª edição do Workshop de Crítica de Cinema promovido pelo Curtas.

A selecção oficial da Competição Nacional inclui, no total, 17 filmes: 3 Anos Depois, de Marco Amaral; À Tona, de Filipe Abranches; Agouro, de David Doutel e Vasco Sá; Água Forte, de Mónica Baptista; Anteu, de João Vladimiro; Aquaparque, de Ana Moreira; Declive, de Eduardo Brito; Entre Sombras, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos; Equinócio, de Ivo M. Ferreira; Madness, de João Viana; Nevoeiro, de Daniel Veloso; Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude), de David Pinheiro Vicente; Pas de Confettis, de Bruno Ferreira; Pixel Frio, de Rodrigo Areias; Placenta, de Paulo Lima; Sara F., de Miguel Fonseca e Sheila, de Gonçalo Loureiro.

A Competição Internacional conta com 31 curtas-metragens, com filmes de cineasta como Ben Rivers e Ben Russell, Bertrand Mandico, Helena Girón e Samuel M. Delgado e João Paulo Miranda Maria. A Competição Experimental reúne 17 filmes de realizadores como Matthias Müller, Morgan Fisher, Manuel Knapp e Makino Takashi. A Competição de Vídeos Musicais, integrada na secção Stereo e dedicada a celebrar a relação entre música e cinema, apresenta uma sessão com o melhor do género a nível nacional. Por fim, a Competição Take One!, este ano alargada a mais seis países europeus, além de Portugal, dedica-se à descoberta daquilo que melhor se faz nas escolas de cinema.

O Curtinhas apresenta também uma secção competitiva, dividida em três faixas etárias (M/3, M/6 e M/10), além de vários workshops e outras actividades didácticas dedicadas aos mais novos. The Incredibles 2: Os Super-Heróis abre a secção logo no dia 14 de Julho.

A música nacional também marca presença do Curtas Vila do Conde. O programa Stereo cruza música e cinema, através de filmes-concertos, concertos com live vídeo e uma competição de vídeos musicais. A 19 de Julho, a artista, compositora e activista norte-americana Moor Mother sobe ao palco com Jonathan Uliel Saldanha (HHY & The Macumbas) para apresentar um espectáculo inédito que será o resultado de uma residência artística em Vila do Conde. Já os realizadores André Tentugal e Vasco Mendes ficarão a cargo da criação da componente visual do concerto. Linda Martini, B Fachada, Joana Gama e Luís Fernandes e Black Bombaim são os outros nomes deste programa.

Mais informações sobre o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema e programação completa podem ser encontradas em http://festival.curtas.pt.

Sem comentários: