quarta-feira, 11 de julho de 2018

Porto/Post/Doc 2018: Retrospectiva de António Reis e Margarida Cordeiro

A 5ª edição do Porto/Post/Doc – Film & Media Festival acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro de 2018 e fará retrospectiva integral de a obra dos cineastas António Reis e Margarida Cordeiro.


O ciclo integrará a projecção de todos os filmes dos realizadores, apresentando uma versão restaurada e digitalizada de Trás-os-Montes. A complementar esta programação especial, haverá um painel de conversas que revisita o trabalho dos realizadores, com a participação de figuras ligadas ao cinema, academia e jornalismo.

António Reis e Margarida Cordeiro marcam a História do cinema português com uma obra que levanta as problemáticas da temporalidade, memória colectiva, paisagem e território. No festival serão exibidos os filmes: Jaime (1974), Trás-os-Montes (1976), Ana (1985) e Rosa de Areia (1989), num programa que reafirma a importância do seu trabalho no contexto de um país entregue à ditadura e sua influência no cinema português actual.

Dedicado ao tema Ficções do Real, o seminário Fórum do Real incluirá ainda o painel Rever Reis e Cordeiro. Nesta edição, o fórum propõe um debate em torno dos cruzamentos entre os registos da ficção e do documental.

O festival promove também um workshop orientado pela investigadora e realizadora britânica Laura Mulvey. Com inscrições até ao final de Setembro, o workshop teórico com duração de três dias (27, 28 e 29 de Novembro) terá como foco principal as questões de género no cinema, estudadas por Mulvey há vários anos.

O Porto/Post/Doc vai acontecer no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Maus Hábitos e Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Mais informações em http://portopostdoc.com/.

Sem comentários: