25-abril-billboard

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Porto/Post/Doc 2019: Vencedores

O Porto/Post/Doc 2019 encerrou mais uma edição este Domingo e anunciou os filmes vencedores deste ano. 


Transnistra, de Anna Eborn, conquistou o Grande Prémio by Vinhos Verdes para Melhor filme da Competição Internacional. O júri destacou a "extrema sensibilidade que a cineasta teve ao abordar um universo tão frágil, compreendendo o processo de coming of age através de uma linguagem cinematográfica muito essencial e intensa. Pelo retrato de Tania entre os meninos, o modo como explora a sua sexualidade, em completa liberdade, sem qualquer vergonha ou julgamento de alguém ao redor, que faz deste filme uma experiência inesquecível".

O Prémio Companhia das Culturas / Pereira Monteiro Fundação para Melhor realizador da Competição Internacional entre autores emergentes (≤36 anos) foi para The Science of Fictions, de Yosep Anggi Noen. O júri elogiou a "alegria comunicativa, o filme joga com elementos clássicos do cinema, usando luz e ritmo para criar magia, enquanto traça um retrato humano e político de uma alma solitária".

O Prémio Cinema Novo by Canal 180 para o Melhor filme da Competição Cinema Novo foi para Terril, de Bronte Stahl, "pela originalidade do tratamento cinematográfico na abordagem de uma temática central do nosso tempo: a questão ambiental. Associando o rigor formal a uma apurada sensibilidade estética, Terril resolve-se numa narrativa que observa criteriosamente os factos que lhe estão na origem, confere dignidade pictórica às imagens e explora criativamente o domínio do real".

O Prémio Teenage (atribuído por um conjunto de 15 estudantes do ensino secundário a um conjunto de filmes pré-seleccionado dentro da programação do festival) foi para Shooting the Mafia, de Kim Longinotto, "pela sua ligação entre a representatividade feminina e cultural através da qual criou uma narrativa imersiva, comovente e impactante, que fez jus à notável direcção artística, a escolha do Júri Teenage é óbvia e unânime".

Por fim, O Arrais da Noite, de Elisa Celda, conquistou o Prémio Arché Porto by Companhia das Culturas/ Pereira Monteiro Fundação para Melhor projecto apresentado na oficina Arché

Toda a informação sobre o festival Porto/Post/Doc pode ser consultada em: https://www.portopostdoc.com/.

Sem comentários: