25-abril-billboard

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Monstra 2020: Festival de animação comemora 20 anos

O Monstra - Festival de Animação de Lisboa comemora 20 anos e regressa à capital de 18 a 29 de Março para celebrar. Será uma edição retrospectiva, com os melhores filmes de animação presentes no festival desde o seu início.


 No dia 19 de Março, o Cinema São Jorge recebe a sessão de abertura do festival com três filmes em estreia mundial: One Minute Memoire, de Joan Gratz, Setembro, de Ricardo Mata, e Katalog of Flaws, de Marv Newland, com banda sonora dos Dead Combo.

Nesta edição, o público poderá ver ou rever obras como Canção do Mar, de Tomm Moore; Tia Hilda, de Jacques-Remy Girerd e Benôit Chieux; O Rapaz Fantasma, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli; A Ganha-Pão, de Nora Twomey; A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras; Chico e Rita, de Fernando Trueba, Javier Mariscal e Tono Errando; Uma Noite numa Cidade, de Jan Balei; Miss Hokusai, de Keiichi Hara; ou Noiva Cadáver, de Tim Burton (cujas marionetas podem ser vistas actualmente no Museu da Marioneta).

Há sete filmes a concurso na Competição Internacional de Longas-Metragens: The Swallows of Kabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, sobre duas histórias de amor num Afeganistão sob o controlo talibã; Viagem do Príncipe, de Jean-François Laguionie e Xavier Picard, relata a história de amizade entre um velho macaco e uma criança de 12 anos; Surfa a tua Onda, de Masaaki Yuasa, apresenta-nos Hinako, uma rapariga que adora surf e que se muda para uma cidade à beira-mar; Buñuel no Labirinto das Tartarugas, de Salvador Simó, conta a história verídica da forma como Luis Buñuel fez o seu segundo filme; A Fantástica Viagem de Marona, de Anca Damiané, dá a conhecer uma pequena cadela, que relembra todos os donos que amou incondicionalmente; A Famosa Invasão da Sícilia pelos Ursos, de Lorenzo Mattotti, baseia-se na obra homónima, de Dino Buzzati; e Louis and Luca - Mission to the Moon, de Rasmus Sivertsen, parte de uma trilogia do realizador.

Na competição de curtas-metragens, destaque para Sonhos Ilustrados, de Koji Yamamura (Japão); Memorable, de Bruno Collet (França); Muedra, de Cesar Diaz Melendez (Espanha); ou Last Supper, de Piotr Dumala (Polónia). As sessões competitivas de Curtas de Estudantes, Curtíssimas e Monstrinha e Competição Portuguesa continuam a marcar presença no festival.


Já a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o Cinema City Alvalade vão apresentar algumas obras que marcaram a História do cinema de animação: O Mágico, de Sylvain ChometO Rei e o Pássaro, de Paul GrimaultWallace & Gromit: A Maldição do Coelho Homem, de Nick Park e Steve BoxAs Aventuras Secretas de Tom Thumb, de Dave BorthwickKrysar - O Flautista de Hamelin, de Jiri BartaO Bom Soldado Schweik, de Jirí Trnka ou O Romance da Raposa, de Ladislas Starevich Irene Starevich, são algumas delas.

Tendo sido o Brasil o primeiro país homenageado no Monstra, nesta 20.ª edição o festival criou a secção Anima BR, com uma longa-metragem brasileira por noite, no Cinema Ideal: Cidade dos PiratasWood & Stock: Sexo, Orégano e Rock 'n Roll Até que a Sbórnia nos Separe, todos de Otto Guerra (que marcará presença no Monstra); O Menino e o Mundo, de Alê AbreuRio 2096: Uma História de Amor e Fúria, de Luíz Bolognesi; e Tito e os Pássaros, de André CatotoGustavo Steinberg Gabriel Bitar.


No dia 20 de Março, a Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge irá receber o filme-concerto Solar Walk. Trata-se de uma curta-metragem realizada por Réka Bucsi, que será exibida no Monstra na sua versão longa, cuja música será interpretada ao vivo pela Orquestra de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, orientada por Pedro Moreira e conduzida pelo maestro convidado Nikolai Bøgelund, contando ainda com a participação da cantora Ingeborg Højlund. Haverá mais música no festival na cerimónia de abertura, no dia 19 Março, com um concerto dos Timespine, um projecto musical de Tó Trips, Adriana Sá e John Klima, e outro, no dia seguinte, da responsabilidade do festival de cinema de animação da cidade francesa de Arras.

O Estúdio Mais Pequeno do Mundo em Lisboa é um estúdio de animação itinerante, que consiste num plateau com algumas marionetas e vai estar presente em várias zonas da capital para que as pessoas possam aprender a fazer uma animação. A partir de cada animação será montado um filme colectivo, apresentado na cerimónia de encerramento do festival.

O Monstra 2020 realiza-se no Cinema São Jorge, Cinema City Alvalade, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Mais informações sobre o festival em https://monstrafestival.com/pt/film-festival/.

Sem comentários: