25-abril-billboard

domingo, 31 de março de 2013

Io sono Li vence 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Foi na sessão de encerramento do 8 ½ Festa do Cinema Italiano que Io Sono Li, de Andrea Segre se sagrou o grande vencedor do festival. Nesta sexta edição o evento recebeu mais de 11 000 espectadores.


Io sono Li saiu duplamente premiado do 8 ½. Conquistou o Prémio Oficial Rottapharm Madaus, atribuído pelo júri, e o Prémio do Público. Por seu lado, o actor Valerio Mastandrea, protagonista do filme em competição Gli Equilibristi, de Ivano Matteo, recebeu uma Menção Honrosa do júri.

O grande vencedor será distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Io sono Li conta a história de Shun Li, uma mulher que trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. Quando é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna, conhece Bepi, um pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’. O encontro entre eles é uma fuga da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Mas esta amizade incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação.


8 ½ Festa do Cinema Italiano chega agora a Coimbra, de 2 a 5 de Abril. Depois segue-se o Porto, de 4 a 7, o Funchal, de 11 a 14, e Loulé, de 19 a 21. Em Junho, a Festa viaja até Luanda de 6 a 9.

Sem comentários: