Io sono Li saiu duplamente premiado do 8 ½. Conquistou o Prémio Oficial Rottapharm Madaus, atribuído pelo júri, e o Prémio do Público. Por seu lado, o actor Valerio Mastandrea, protagonista do filme em competição Gli Equilibristi, de Ivano Matteo, recebeu uma Menção Honrosa do júri.
O grande vencedor será distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.
Io sono Li conta a história de Shun Li, uma mulher que trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. Quando é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna, conhece Bepi, um pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’. O encontro entre eles é uma fuga da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Mas esta amizade incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação.
8 ½ Festa do Cinema Italiano chega agora a Coimbra, de 2 a 5 de Abril. Depois segue-se o Porto, de 4 a 7, o Funchal, de 11 a 14, e Loulé, de 19 a 21. Em Junho, a Festa viaja até Luanda de 6 a 9.
Sem comentários:
Enviar um comentário