25-abril-billboard

sexta-feira, 25 de julho de 2014

MOTELx'14: Conhece as primeiras (e muitas) novidades

Na sua 8ª edição, o MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa acontece entre 10 e 14 de Setembro e divulgou as primeiras novidades em Conferência de Imprensa no passado dia 22 de Julho. Este ano o festival decorre no Cinema São Jorge, Teatro Tivoli BBVA e Palácio Foz (Cinemateca Júnior).


Na secção principal do festival, Serviço de Quarto, é de destacar a continuação de algumas trilogias, como Allelluia (2014), de Fabrice du Welz, e o fecho de outras com Among the Living (2014), da dupla Julien Maury e Alexandre Bustillo. Em estreia neste MOTELx estão outros autores já reputados como Nacho Vigalondo que nos traz Open Windows e Adrian García Bogliano, com Late Phases. No lado das comédias, Life After Beth, de Jeff Baena, e Stage Fright, de Jerôme Sable, são alguns dos títulos presentes nesta edição. Tal como em 2013, as mulheres continuam presentes no MOTELxHoneymoon chega-nos dos Estados Unidos da América pela mão de Leigh Janiakdos, e da Austrália vem The Babadook, de Jennifer Kent.

Os filmes portugueses continuam a ter destaque na secção Quarto Perdido, que se dedica este ano à "literatura negra" e recupera duas longas-metragens: O Cerro dos Enforcados, de Fernando Garcia, a partir de O Defunto, de Eça de Queirós, e Os Canibais, de Manoel de Oliveira, a partir da obra homónima de Álvaro do Carvalhal.

O Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2014, a única secção competitiva do festival, regista um notável aumento de inscrições e terá 13 curtas-metragens em competição. Os candidatos serão Bodas de Papel (2014), de Francisco Antunez; Contactos 2.0 (2014), de Bernardo Gomes de Almeida e Rodrigues Duvens Pinto; Demência (2014), de Rafael Almeida; Dentes e Garras (2013), de Francisco Lacerda; Epoh (2013), de Pedro PintoForbidden Room (2013), de Emanuel Nevado e Ricardo Almeida; Gata Má (2013), de Eva Mendes, Joana de Rosa e Sara Augusto; Maria (2014), de Joana Viegas; A Morte é o Único Perdão (2014), de Rui Pilão (menção honrosa na passada edição do MOTELx); Offline (2014), de Pedro Rodrigues; Pela Boca Morre o Peixe (2014), de João P. NunesSchadenfreude – De Morrer a Rir (2014), de Leonardo Dias, e Se o Dia Chegar (2014), de Pedro Santasmarinas.

O júri será este ano composto pelo actor Gonçalo WaddingtonLuísa Sequeira, jornalista e actual directora artística do Shortcutz Porto, e o realizador francês Julien Maury (Inside e Livid). O vencedor do Prémio MOTELx 2014 será contemplado com 3000 euros e um fim-de-semana de inspiração num hotel da cadeia Hotéis Belver.

Para os mais novos, a secção Lobo Mau apresenta, na Cinemateca Júnior, o ciclo Espelhos, Dragões, Magia Negra e Esqueletos - Os Clássicos da Disney, com três animações: Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio e Fantasia. Para toda a família, volta novamente a Tarde de Jogos (pouco) Assustadores, dedicada aos jogos de tabuleiro.

Paralelamente às secções do MOTELx, diversos acontecimentos têm lugar. Julien Maury e Alexandre Bustillo estarão à conversa com o público sobre a sua carreira e metodologia de trabalho, as dificuldades de filmar terror em França e aquilo que os fascina no género. Haverá também uma masterclass/workshop em efeitos especiais com Dan Frye (Shaun of the Dead ou Prometheus) e a primeira masterclass de duplos no MOTELx, conduzida pela MAD Stunts de David Chan. Por sua vez, os fãs de True Blood terão a oportunidade de assistir à antestreia do primeiro episódio da sétima e última temporada da série.

Uma noite de poesia tumular, no bar Povo, no dia 1 de Setembro, e cinema ao ar livre no Largo de São Carlos são duas das actividades que constituem a semana de Warm Up MOTELx. Haverá ainda tempo para zombie parades Mini e ainda para uma festa de antecipação do festival, a 5 de Setembro, no Musicbox.

Mais informações sobre o MOTELx 2014 podem ser consultadas aqui.

Sem comentários: