25-abril-billboard

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Curtas-metragens: Que é Feito dos Dias na Cave, de Rafael Almeida

Rafael Almeida continua o seu percurso pelas curtas-metragens e desta vez chegou a Cannes. Que é Feito dos Dias na Cave faz parte da selecção Short Film Corner do Festival de Cannes, que acontece entre os dias 16 e 22 de Maio (o festival em si começa no dia 11). O terror psicológico percorre o filme, tornando-o, mais do que assustador, verdadeiramente perturbador.

Seguimos a tentativa de fuga de Marco, um jovem paciente internado num hospital psiquiátrico. Pelos corredores labirínticos e desoladores, Marco tem de ultrapassar vários obstáculos, incluindo os seus próprios fantasmas que o confundem e lhe perturbam os sentidos. Ele quer escapar, do asilo e de si próprio.


Um argumento simples, mas envolvente. Que é Feito dos Dias na Cave mune-se da sua premissa para construir a adrenalina e os riscos da fuga através de um excelente trabalho técnico. Tudo começa com Marco sentado numa sala com a psicóloga. Assim que ela se ausenta, percebemos que a câmara o irá seguir, pelos corredores e quartos obscuros daquele hospital - o jovem convida-nos a ir com ele. 

Rafael Almeida e a sua equipa oferecem-nos um plano-sequência ou, melhor ainda, um filme todo ele plano-sequência. Bem filmado, coreografado e com um excelente trabalho de fotografia onde a iluminação assume um papel fundamental nesta fuga, entre a realidade e as alucinações, Que é Feito dos Dias na Cave coloca-nos no papel de espectador participante ou, mais propriamente, no papel de um dos fantasmas de Marco: só ele nos vê e faz questão que o acompanhemos no seu plano.

Inevitavelmente, vamos torcer pelo protagonista, mesmo desconhecendo o seu passado, e sabendo do que é capaz para atingir o seu objectivo com sucesso.


A curta-metragem de Rafael Almeida tem argumento de Tiago Primitivo e conta com as interpretações de João Sério, Ana Varela e Salvador Nery. Conhece mais sobre Que é Feito dos Dias na Cave em http://diasnacave.tumblr.com/facebook.com/diasnacave e instagram.com/diasnacave.

Sem comentários: