O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia está de regresso ao Porto de 15 a 20 de Outubro para a 7.ª edição. O evento coloca o enfoque nas paisagens familiares e no cruzamento entre a intimidade e o olhar etnográfico.
A longa-metragem Marias da Sé, de Filipe Martins, híbrido entre o documentário e a ficção, é protagonizado pela comunidade da Sé do Porto e estreia no festival a 17 de Outubro, às 21h30 no Passos Manuel. No mesmo dia, pelas 17h00, o Balleteatro apresenta a publicação Unframing Archives, que reúne textos acerca do cruzamento entre o cinema, as artes e o arquivo.
Artista Convidado: Daniel Blaufuks
Daniel Blaufuks é o artista convidado desta edição e vai apresentar, no Passos Manuel, no último fim-de-semana do festival, uma selecção de quatro filmes experimentais.
A 19 de Outubro, às 21h30, é exibido Carpe Diem (2010), um filme rodado no Palácio do Marquês de Pombal, em Lisboa, que hoje alberga o espaço expositivo Carpe Diem, criado pelo curador Paulo Reis. A obra, filmada em película super 8, entrecruza os sons actuais do palácio (passos dos visitantes, da equipa, pássaros, aviões, entre outros elementos) com as composições para piano de Luís de Freitas Branco, que viveu e faleceu no local. Na sua apresentação original, no próprio espaço do Carpe Diem, os registos gravados juntavam-se ainda aos ruídos em curso naquele próprio momento, criando uma certa confusão sonora entre o gravado e o real, entre o passado e o presente.
De seguida, é apresentado Sob Céus Estranhos (2002), um documentário que tem como cenário Lisboa, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade servia de corredor de passagem para os refugiados vindos dos territórios ocupados por Hitler com destino à América. O filme relata duas histórias paralelas sobre exílio e integração. Através de uma memória narrada e fotografias, é contada a saga de uma família judia alemã que decidiu ficar em Portugal. A história maior e mais sociológica, sobre os outros que usaram Lisboa como rota de fuga, é relatada igualmente através de filmes de época e as memorias escritas de alguns dos intelectuais mais importantes da altura, incluindo Heinrich Mann e Alfred Döblin.
No dia 20 de Outubro, às 21h30, são exibidos The Absence (2009) e Como Se (2014). O primeiro inspira-se em La Disparition, de Georges Perec, romance escrito sem utilizar a letra “E”, para uma remontagem do clássico À Bout de Souffle, de Jean-Luc Godard, na qual todos os planos com a personagem principal, interpretada por Jean-Paul Belmondo, desapareceram. Como se é um vídeo que integrou a exposição de Daniel Blaufuks, All the Memory of the World, Part One, e que surge agora como objecto independente em contexto de sala de cinema. É um filme na cidade Checa de Terezín (Theresienstadt) concebido para a grande tela e foi editado a partir de diferentes fontes. O trabalho consiste em imagens gravadas em 2014 na própria cidade, novamente chamada Terezín, muito depois do seu breve período como Theresienstadt, durante a guerra.
Masterclasses
Os teóricos norte-americanos Bill Nichols e Paula Rabinowitz vão estar no Porto para orientar duas masterclasses gratuitas (mediante a inscrição antecipada no site do festival) no âmbito do Family Film Project. In the Beginning, orientada por Bill Nichols no dia 17 de Outubro, às 15h00, no Passos Manuel, parte de exemplos de documentários para examinar as cenas de abertura dos filmes e como estas se relacionam com o sucesso geral de uma obra. Esta masterclass lança questões como: serão as cenas de abertura de um documentário apenas uma maneira de dar o pontapé inicial? Serão secundárias ao núcleo do filme que lentamente se desdobra e se torna mais complexo e intenso? Ou serão absolutamente cruciais para o sucesso do filme como um todo?
No dia 19 de Outubro, às 15:00 no Passos Manuel, Paula Rabinowitz orienta a masterclass Cold War Dads: Fathers and the National Security State. O projecto inclui um livro de memórias que investiga dois pais da Guerra Fria, o da autora e o do seu marido: o primeiro, engenheiro responsável pelo Projecto Defender da ARPA e o segundo um editor e tradutor banido pela lista negra, investigado pelo FBI como espião comunista. Nesta investigação, Rabinowitz descobre tensões de segredos pessoais e nacionais de segurança escondidos no ADN do folclore familiar. Esta é a história do que é largamente desconhecido: como, e por que razão, as famílias durante a Guerra Fria guardaram segredos a coberto da preservação do seu bem-estar e da segurança, entendidas de forma muito diferente para o indivíduo particular e para o Estado.
O Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia acontece no Passos Manuel, Maus Hábitos e Coliseu do Porto Ageas. Mais informações em https://familyfilmproject.com/.
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