O MOTELx terminou esta Segunda-feira, dia 16 de Setembro, e já são conhecidos os filmes vencedores desta 18.ª edição.
O Procedimento, de Chico Noras, venceu o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024. Já na competição Méliès d’argent, Melhor Longa Europeia 2024 o vencedor foi o irlandês Oddity, de Damian Mc Carthy.
O júri composto por Cátia Rodrigues (programadora e crítica de cinema), Heidi Honeycutt (programadora, jornalista e historiadora de cinema) e Nuno Galopim (jornalista e radialista) escolheu O Procedimento, evidenciando a “direcção artística garrida” e a “performance certeira”, que “contrastam com os sentimentos perturbantes que o filme evoca”. Foi ainda entregue uma Menção Especial a Umbral, de Miguel Andrade, pela sua “visão original muito bem realizada”.
O Prémio para Melhor Curta Europeia 2024, foi entregue ao filme britânico Meat Puppet, de Eros V. O júri destacou este “coming of age de terror corpóreo com várias camadas de sentidos”, e deu uma Menção Especial ao espanhol Be Right Back, de Lucas Paulino e Gabe Ibañez.
Como já referido, Oddity, de Damian Mc Carthy, recebeu o Prémio Méliès d’argent para Melhor Longa Europeia 2024. O júri formado por Alan Jones (crítico de cinema e director artístico), Rui Vieira (realizador e director criativo) e Stefanie Coimbra (produtora) distinguiu-o por criar “uma história envolvente, contada com estilo, bons efeitos práticos e novos níveis de suspense, realizado num registo sombrio e provocador”.
O Prémio do Público desta edição do MOTELx foi para The Substance, da realizadora francesa Coralie Fargeat, com Demi Moore, Margaret Qualley e Dennis Quaid no elenco.
Nas outras competições do festival, The Calling (Suécia), de Frida E. Elmström, conquistou o Prémio Lobo Mau (da secção dedicada aos mais novos), e Espectro, de Catarina Araújo, venceu o Prémio MOTELx GUIÕES 2024 - Melhor Argumento de Terror Português.
O MOTELx regressa em 2025 para a sua 19.ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de Setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário