25-abril-billboard

terça-feira, 12 de março de 2019

Monstra 2019: Competição Portuguesa

A Monstra 2019 apresenta 17 filmes portugueses, 10 deles na Competição Portuguesa SPA / Vasco Granja, foi hoje anunciado pelo director artístico do festival, Fernando Galrito.


Moulla, de Rui Cardoso, um dos responsáveis pela primeira série de animação portuguesa para televisão, Maravilhosa Expedição às Ilhas Encantadas, vai ter estreia na competição portuguesa da Monstra. Moulla é um reputado Peshmerga, que pode escolher para si qualquer mulher, desde que seja da mesma etnia, da mesma tribo e que tenha a bênção do patriarca. À Flor da Pele também fará a sua estreia no festival. Francisca Coutinho é a realizadora deste filme sobre a quebra do indivíduo e a expressão do seu interior. Não Alimentem Estes Animais, de Guilherme Afonso e Miguel Madaíl de Freitas, é um dos primeiros filmes de animação portugueses de produção independente, a partir dos estúdios Nebula Studios, especializados em animação para publicidade. A curta conta a história de um coelho lobotomizado, que vivia num laboratório, e de personalidade bipolar. Sentir-me, de Débora Rodrigues, Joana Flauzino e Vanessa Santos, apresenta-nos um homem que se deixa levar por uma mulher que o faz encontrar o seu verdadeiro eu.

Agouro, de Vasco Sá e David Doutel, já fez carreira em festivais internacionais e nacionais. A dupla de realizadores conquistaram o Palmaré de Melhor Curta-Metragem Portuguesa SPA/Vasco Granja em 2016 com o filme Fuligem. Entre Sombras, de Mónica Santos e Alice Guimarães é mais um filme com algum historial de festivais e prémios, e recorre à animação da imagem real.

Ensaio Sobre a Morte, de Margarida Madeira, é um um documentário não figurativo sobre a morte e como uma pessoa vai contando a sua própria história. Tiago Albuquerque apresenta o seu mais recente filme, Outubro 28, sobre um ser virtuoso em toda a sua plenitude animal que se vai metamorfoseando numa força inteligente destinada a dominar a força bruta. Porque é Este o meu Ofício, de Paulo Monteiro faz uma espécie de homenagem ao pai. Também À Tona, de Filipe Abranches, faz parte da Competição Portuguesa do festival, e conta a história do resgate de um piloto de combate que se despenha no meio do oceano.

O júri desta secção competitiva é constituído por três realizadoras: a canadiana Wendy Tilby, a portuguesa Catarina Sobral e a bielorrussa Olga Titova, responsável pelo spot Monstrinha 2019. As 10 curtas em competição são exibidas no dia 29 de Março, às 22h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Sem comentários: