25-abril-billboard

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Festa do Cinema Italiano'19: Vencedores

Figlia mia, de Laura Bispuri, e Bangla, de Phaim Bhuiyan, venceram a 12ª Festa do Cinema Italiano. O evento terminou este Domingo, em Lisboa, e segue para outras cidades.


Figlia mia, conquistou o Prémio do Júri (constituído por Ana Cabral Martins e Marco Martins), que o escolheu “pelo retrato de uma Sardenha quase selvagem e de uma criança perdida entre duas mulheres. Há extraordinárias interpretações neste filme poético e pungente que, sem sentimentalismo, coloca questões essenciais sobre a natureza das relações maternas e dos laços familiares. Destaque especial às actrizes principais, Alba Rohrwacher e Valeria Golino, pelo seu talento e pela força das suas representações; e à fotografia, que nos mostra a beleza das paisagens áridas da Sardenha”

Bangla, primeira obra de Phaim Bhuiyan, venceu o Prémio do Público Canais TVCine & Séries. Inspirado na sua própria vida, Bhuiyan é o realizador e protagonista deste filme sobre um rapaz de 22 anos, com origens do Bangladesh, que vive em Torpignattara, nos subúrbios de Roma. Apaixona-se por Asia, uma jovem italiana, mas, de acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem de casar com uma mulher Bengali, e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado.

A 12.ª edição da Festa do Cinema Italiano ultrapassou os 15 mil espectadores, só em Lisboa. A festa segue agora para Abrantes (1, 8 e 15 de maio, no Cineclube – Espalhafitas), Beja (7 a 9 de maio, no Pax Júlia Teatro Municipal), Évora (14 a 17 de maio, no Auditório Soror Mariana), Tomar (14 a 18 de maio, no Cine-Teatro Paraíso), Caldas da Rainha (de 21 a 23 de maio, no CCC), Loulé (de 23 a 26 de maio, no Cine-Teatro Louletano), Funchal (Setembro), Angra do Heroísmo, Santa Cruz da Graciosa, entre outras.

Sem comentários: