25-abril-billboard

terça-feira, 17 de setembro de 2019

MOTELx'19: Vencedores

O MOTELx'19 revelou os filmes vencedores desta 13.ª edição no passado Domingo, 15, na Sessão de Encerramento do festival, no Cinema São Jorge. Erva Daninha, Why Don't You Just Die! e Midsommar foram os filmes premiados.


Erva Daninha, de Guilherme Daniel, conquistou o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’Argent. O júri, composto por Samuel Úria, Howard David Ingham e Raquel Freire, explicou que Erva Daninha foi o filme que mais nos surpreendeu; ficámos fascinados e perturbados desde o início. Numa competição muito forte, soube comunicar verdadeiramente uma estranheza sobrenatural, e é um filme que nos dá a sensação de ser única e autenticamente Português”, destacando ainda as interpretações dos actores Daniel Viana e Isabel Costa. É a segunda vez que Guilherme Daniel ganha este prémio, depois de em 2018 ter vencido com a curta A Estranha Casa na Bruma

O júri atribuiu ainda uma Menção Especial a Häuschen – A Herança, de Paulo A. M. Oliveira e Pedro Martins, “uma versão moderna do clássico conto de fadas negro” que considerou “muito forte em todos os sentidos”, mas em particular pelo seu “final bem conseguido, construído de maneira a ser simultaneamente perturbador e satisfatório para o público”.

O Prémio MOTELx - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent foi para o filme Why Don't You Just Die!, de Kirill Sokolov. O júri, composto por David Gregory, Miguel Gonçalves Mendes e Rita Anjos, justificou a escolha pela “grande frescura e audácia” do filme, com “múltiplos twists e humor negro”. Foi ainda atribuída uma Menção Especial a The Hole in the Ground, de Lee Cronin, pela “precisão e controlo da atmosfera de suspense” e por “interpretações excepcionais”.


 Já Midsommar, de Ari Aster - convidado especial desta edição -, venceu o Prémio do Público. O filme estreia nas salas de cinema a 26 de Setembro. Podes ler a crítica do Hoje Vi(vi) um Filme aqui.

A 13.ª edição do MOTELx decorreu entre os dias 10 e 15 de Setembro, em Lisboa.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Uma das curtas que vi foi The Haunted Swordsman: 3*

Com uma animação bastante realista, mas com movimentos dos bonecos bastante robóticos.

Cumprimentos, Frederico Daniel.