25-abril-billboard

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

2019 e o cinema português

Ainda estamos em Fevereiro e já estrearam nas salas de cinema sete filmes de produção portuguesa: Terra Franca, O Grande Circo MísticoOs Dois Irmãos, Tiro e Queda, SelvagensDebaixo do Céu e Uma Vida Sublime.

Nos próximos meses é esperado que estreiem muitos mais. Parece que 2019 será um bom ano para o cinema nacional. Filmes sobre figuras históricas, artistas e outros enredos, até Setembro, estão previstas estrear pelo menos mais 15 produções nacionais nas salas. Vamos conhecê-las:

Portugal Não Está à Venda, de André Badalo


Com Pedro Teixeira, Rita Pereira, Ana Zanatti, Tiago Teotónio Pereira, São José Correia, Dalila Carmo, Maria Vieira, Maria José Paschoal, Pedro Granger, Isabel Ruth, João Lagarto, Silvia Rizzo, Io Apolloni, Orlando Costa, Marina Mota, Cucha Carvalheiro, Philippe Leroux, António Capelo, Miguel Monteiro, Joana Ribeiro, Luisa Ortigoso, Paulo Pires, Diogo Piçarra.

Trata-se de uma comédia com um elenco de actores muito conhecidos, em especial, da televisão. Numa manhã de nevoeiro, após mais uma crise, o hipocondríaco Sebastião e a sua enlouquecida família descobrem que a nova primeira-ministra esconde um plano maquiavélico para vender o país aos alemães, franceses, chineses e angolanos. Desesperados e falidos, entre raptos e demolições, laxantes, disfarces e mil confusões, terão de convencer os restantes portugueses de que amanhã podem acordar sem país.

Trailer

Estreia prevista para 21 Fevereiro 2019

A Portuguesa, de Rita Azevedo Gomes


Com Ingrid Caven, Clara Riedenstein, Pierre Léon, Rita Durão, João Vicente, Luís Lucas, Marcelo Urgeghe, Mauro Soares.

A Portuguesa deu nas vistas no Festival de Berlim. No norte de Itália, os von Ketten (Delle Catene como são conhecidos nas redondezas), servem-se da ascendência germânica conforme lhes convém. Disputam as forças do Episcopado de Trento,  apoderando-se de tudo o que está ao seu alcance, com astúcia e calma. Para que nada limite o campo de acção, herr Ketten procura casamento num um país distante: Portugal. Durante o ano de lua-de-mel, na viagem de regresso, nasce o primeiro filho. Mas, mal chegam ao castelo, Ketten vê uma boa oportunidade de investir contra o bispo e parte de novo para a guerra. A Portuguesa, contrariando a vontade do marido, recusa-se a regressar a Portugal. 11 anos decorrem, entre contendas e escaramuças e von Ketten, raramente vai a casa. Correm rumores à volta da presença daquela "estrangeira", isolada no castelo sombrio, rodeada pelas aias e escravas moiras e na companhia de Pero Lobato, um primo que chegou de visita. Há quem diga que ela é uma herege…

Trailer

Estreia prevista para 28 Fevereiro 2019

Imagens Proibidas, de Hugo Diogo


Com Elmano Sancho, Diana Costa e Silva, Ana Vilela da Costa, Maria Leite, Erica Rodrigues, Suzana Borges, João Lagarto, Pedro Lacerda, Alba Baptista, Bruna Quintas, Dinarte Freitas, Susana Sá.

Em Londres, David vive tempos difíceis, tentando fugir às sombras e memórias de um grande amor perdido. Motivado por essa necessidade de fugir e pela vontade de descobrir o seu caminho, David decide regressar a Lisboa e leva com ele um projecto. Conhece Sam e Júlia e com elas pretende recriar o amor entre duas mulheres que não se conhecem, fotografando uma e outra e apenas permitindo que ambas se comuniquem através dele, e de fotografias polaroid: a prova visível de um amor, captado e criado por ele.

Trailer

Estreia prevista para 28 Fevereiro 2019

Snu, de Patrícia Sequeira


Com Inês Castelo-Branco, Pedro Almendra, Ana Vilela da Costa, Ana Nave, Afonso Lagarto, Simon Frankel, Patrícia Tavares, Ivo Alexandre, Inês Rosado, Pedro Saavedra.

Snu relata a história de amor de Ebba Merete Seidenfaden, a editora Dinamarquesa que ficou conhecida por todos como Snu Abecassis, com Francisco Sá Carneiro. Desde os tempos em que desafiava a PIDE, Snu não deixou ninguém indiferente ao seu carácter forte e lutador. Quando, nos anos 60, se mudou para Lisboa com o então marido Vasco Abecassis, Snu dedicou-se de alma e coração à sua recém-criada editora, publicando livros polémicos aos olhos do Estado Novo. Contra todas as adversidades, Snu lutou pela cultura e pelos ideais em que acreditava. Nessa altura, estava longe de imaginar as mudanças que aconteceriam na sua vida a partir da altura em que acedeu almoçar com um dos entrevistados para a colecção de livros Participar. Ele era Francisco Sá Carneiro e viria a tornar-se no grande amor da sua vida.

Trailer

Estreia prevista para 7 Março 2019

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora


Com Henrique Ihjãc KRAHÔ, Raene Kôtô KRAHÔ.

Vencedor do Prémio Especial do Júri da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes 2018. Esta noite, os espíritos e as cobras ainda não apareceram. A floresta ao redor da aldeia está calma. Ihjãc, 15 anos, tem pesadelos desde que perdeu o pai. Ele é um índio Krahô, do Norte do Brasil. Ihjãc avança na escuridão com o corpo suado. Uma voz distante ecoa por entre as palmeiras. A voz do pai chama-o, junto à cascata: chegou o momento de preparar a sua festa de fim de luto para que o espírito possa partir para a aldeia dos mortos. Rejeitando o seu dever e para escapar do processo de se transformar em xamã, Ihjãc foge para a cidade de Itacajá. Longe do seu povo e da sua cultura, vai enfrentar a realidade de ser um indígena no Brasil contemporâneo.

Trailer

Estreia prevista para 14 Março 2019

Ladrões de Tuta e Meia, de Hugo Diogo


Com Rui Unas, Leonor Seixas, Melânia Gomes, Carlos Areia, Susana Cacela, Fernando Rocha.

João e Christiane são um jovem e divertido casal que procura financiar o seu casamento de qualquer forma. Biscates, pequenos golpes, burlas... trabalho é que não, que o trabalho cansa! É então que tropeçam numa notícia de jornal sobre Amílcar, um velho veterano do Ultramar, sozinho e viúvo, que acaba de ganhar o Euromilhões, e vêem nele uma oportunidade de darem o seu último e maior golpe. O plano é simples: encontrar uma forma de entrar na casa de Amílcar, roubar-lhe alguns artigos de higiene íntima para falsificar um teste de ADN, apresentar-lhe João como o seu filho perdido e convencê-lo a colocar o nome do suposto filho nas suas contas. Mas há um problema, chamado Jéssica J. Antiga concorrente da Casa dos Segredos e afilhada por casamento de AmílcarJéssica já está de olho na fortuna do velho e não aprecia a concorrência.

Trailer


Estreia prevista para 14 Março 2019

Gabriel, de Nuno Bernardo


Com Igor Regalla, Ana Marta Ferreira, José Condessa, Sérgio Praia, Mina Andala, Ângelo Torres, Almeno Gonçalves, Carlos Areia.

Depois da morte da mãe, Gabriel, jovem pugilista cabo-verdiano recém-chegado a Portugal, vem à procura do pai, um antigo campeão de boxe dos Olivais. Na busca, Gabriel entra em contacto com Rui, um membro violento do gang local liderado por Jorge, que organiza todas as lutas ilegais no bairro.

Trailer

Estreia prevista para 21 Março 2019

Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt


Com Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios, Maria Leite.

Diamantino, o maior jogador de futebol do mundo, perde o talento e termina a carreira. Em busca de um novo propósito na vida, o ícone internacional embarca numa odisseia delirante, onde procura a origem do seu génio, enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados e mutações genéticas.

Trailer

Estreia prevista para 4 Abril 2019

Quero-te Tanto, de Vicente Alves do Ó


Com Pedro Teixeira, Benedita Pereira, Maria Rueff, Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, Ana Sofia Martins, Dalila Carmo, Sara Prata, Ricardo Teixeira, Philippe Leroux, Pedro Lacerda, Rui Mendes, Paulo Pires.

Comédia cartoonesca sobre um inconformado casal de jovens pais que, procurando uma solução para a sua frágil situação financeira, se envolve num inocente e disparatado esquema. Tidos como criminosos, Pepê (Pedro Teixeira) e Mia (Benedita Pereira) são detidos. No entanto, graças à imprevisível influência da imprensa, a sua história ganha o carinho da população portuguesa que acaba por consagrá-los heróis nacionais. Lutando até ao fim pela união desta pequena família, Pepê e Mia instigam assim um road-movie atribulado, repleto de aventuras, que atravessa o país, começando em Lisboa e terminando num reduto idílico na Patagónia.

Trailer: Não Disponível

Estreia prevista para 18 Abril 2019

Caminhos Magnétykos, de Edgar Pêra


Com Dominique Pinon, Ney Matogrosso, Alba Baptista, Paulo Pires, Teresa Ovídio, António Durães, Iris Cayatte, Albano Jerónimo, Jorge Prendas, Manuel João Vieira, Ângelo Torres, Marina Albuquerque, Adelaide Teixeira, Vítor Correia, Diana Sá, Valdemar Santos, Manuela Paulo, Marcos Barbosa, David Almeida, José Nobre.

“O Dinheiro Não é Tudo”. Raymond, 60 e poucos anos, parisiense, autor de bds fotográficas e filmes de animação franceses, veio para Portugal com o 25 Abril, apaixonou-se e ficou por cá, onde reside há 40 anos. A sua actividade entrou em decadência e Raymond vive na dependência económica da sua mulher Gertrudes. Caminhos Magnéticos desenrola-se no dia do casamento da sua filha de 21 anos, Catarina, com Damião, um homem rico muito mais velho. Em Lisboa vive-se uma guerra civil e está em vias de ser instaurado um regime autoritário militarizado. Durante uma noite e um dia de humilhações, Raymond irá viver uma revolta interior e uma viagem caleidoscópica numa cidade em vias de desmoronar . É também o desmoronar das suas convicções.

Trailer

Estreia prevista para 25 Abril 2019

Solum, de Diogo Morgado


Com Diogo Morgado, Darwin Shaw, Francisco Froes, Catarina Mira, Gonzalo Ramos, Maria Botelho Moniz, Luís Lourenço, Anna Ludmilla, Cláudia Semedo.

As primeiras novidades do filme foram apresentadas na Comic Con Portugal 2018. Uma ilha exótica é usada para a gravação de reality show de sobrevivência chamado Solum. Oito concorrentes são deixados num ambiente inóspito e isolado e levam consigo apenas o que é estritamente necessário para a sua sobrevivência. O último a desistir vence.

Teaser

Estreia prevista para 1 Maio 2019

Hotel Império, de Ivo M. Ferreira


Com Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kwok-Leung Gan, Tiago Aldeia, Cândido Ferreira.

O Hotel Império é um marco com 30 anos no bairro antigo de Macau, habitado por personagens com histórias e lutas próprias. É também a casa de Maria (Margarida Vila-Nova). Um dia, o fardo de manter o hotel cai sobre os seus ombros. Chu (Rhydian Vaughan), que deixou Macau há duas décadas, regressa decidido a vingar-se e a recuperar a fortuna da sua mãe - metade do hotel. No casino, Maria canta o fado e bailarinos exóticos actuam. É contra esse pano de fundo ilusório os dois se encontram pela primeira vez...

Trailer

Estreia prevista para 9 Maio 2019

O Sentido da Vida, de Miguel Gonçalves Mendes
 

Com Giovane De Sena Brisotto, Valter Hugo Mãe, Hilmar Örn Hilmarsson.

Uma viagem pelo mundo para questionar a nossa existência através das perguntas de um jovem brasileiro que sofre de uma rara doença hereditária sem cura.

Teaser

Estreia prevista para 13 Junho 2019

Variações, de João Maia


Com Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victória Guerra, Augusto Madeira, Afonso Lagarto, Diogo Branco, Teresa Madruga.

A vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme conta o seu processo de transformação na personagem artística que foi António Variações, compositor, cantor excêntrico e popular, que viu a carreira fulgurante interrompida pela morte, em 1984.

Trailer

Estreia prevista para 22 Agosto 2019

Mutant Blast, de Fernando Alle


Com Maria Leite, Joaquim Guerreiro, Pedro Barão Dias, João Vilas, Mário Oliveira, Clemente Santos.

Porque também se fazem filmes de terror em Portugal. Maria, uma corajosa mulher-soldado, e TS-347, um homem com uma força sobre-humana, estão a ser perseguidos por uma célula militar, responsável por experiências científicas que deram origem a um Apocalipse zombie.

Teaser

Estreia prevista para 6 Setembro 2019

*artigo actualizado a 19 de Fevereiro 2019.

Sem comentários: