oportunidades-billboard

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Estreias da Semana #152

Seis filmes estrearam nas salas de cinema portuguesas esta Quinta-feira.

A Noite Cairá (2014)
Night Will Fall
A 15 de Abril de 1945, as tropas britânicas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen.  Uma equipa de filmagens filmou as pilhas de cadáveres e os sobreviventes, provas irrefutáveis dos crimes cometidos pelo regime Nazi. O produtor Sidney Bernstein planeava usá-las num filme e convidou Alfred Hitchcock para o montar. Mas, depois do fim da Guerra, as forças de ocupação mudaram a sua política e em vez de confrontar a Alemanha com a culpa, preferiram instalar a confiança para tornar possível a reconstrução do pós-Guerra, e estas imagens foram confinadas aos arquivos. A Noite Cairá segue as pisadas deste filme inacabado conhecido como o “Hitchcock perdido”.

Blackhat: Ameaça na Rede (2015)
Blackhat
No mundo do cibercrime global, Blackhat: Ameaça na Rede acompanha a história de um recluso em liberdade condicional que, em conjunto com parceiros de pontos extremos do globo, persegue uma rede organizada de cibercrime de alto-nível, de Chicago a Los Angeles, de Hong Kong a Jacarta.

O Homem Decente (2014)
Der Anständige
Através de cartas, fotografias e diários encontrados na casa de família dos Himmler em 1945, o filme retrata a vida e a mente do “Arquitecto da Solução Final”, Heinrich Himmler.

O Último dos Injustos (2013)
Le Dernier des Injustes
Em 1975, em Roma, Claude Lanzmann filma Benjamin Murmelstein, o último Presidente do Conselho Judeu do gueto de Theresienstadt, o único que sobreviveu à Guerra. Rabino em Viena, Murmelstein, depois da anexação da Áustria pela Alemanha em 1938, lutou com unhas e dentes com Eichmann, semana após semana, durante sete anos, conseguindo fazer com 121 mil judeus emigrassem e evitando a liquidação do gueto. Em 2012, Claude Lanzmann, com 87 anos, recupera estas entrevistas em Roma, regressando a Theresienstadt, a cidade “dada aos judeus por Hitler”. Descobrimos a personalidade de Benjamin Murmelstein. Através destas três épocas, de Nisko a Theresienstadt e de Viena a Roma, o filme revela a génese da solução final, desmascara o verdadeiro rosto de Eichmann e desvenda as contradições do Conselho Judeu.

Sniper Americano (2014)
American Sniper
Chris Kyle, Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), é enviado para o Iraque com uma única missão: proteger os seus irmãos de armas. A sua precisão singular salva inúmeras vidas no cenário de guerra, e à medida que as suas histórias se espalham, ele passou a ser conhecido como a “Lenda”. No entanto, a sua reputação, começa também a ganhar nome atrás da linha do inimigo, que coloca a sua cabeça a prémio, fazendo dele um alvo primário dos insurgentes.

Um Verão na Provença (2014)
Avis de Mistral
Este ano as férias de Verão de Léa, Adrien e o irmão mais novo Theo, que nasceu surdo, vão ser na Provença, com o avô Paul, que eles nunca conheceram devido a um conflito familiar. Em 24 horas, torna-se evidente o choque de gerações entre os adolescentes e o avô, que eles consideram um controlador excessivo. O passado tempestuoso de Paul ressurge e os anos 70 regressam às montanhas Alpilles. No decurso deste turbulento Verão, as duas gerações transformam-se uma à outra.

Sem comentários: