25-abril-billboard

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Córtex 2016: Vencedores

Os vencedores da 6ª edição do Festival Córtex foram anunciados este Domingo, no  Centro Olga Cadaval, em Sintra. Outubro Acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, venceu a Competição Nacional.


O júri desta edição considerou que Outubro Acabou é uma obra "desarmante, íntimo, que nos faz acreditar ainda no cinema". Este ano, os jurados foram João Braz (editor de cinema), Joana Santos (actriz), Joana Ferreira (produtora de cinema), Miguel Valverde (director do IndieLisboa) e Igor Mirković (director do Motovun Film Festival, na Croácia). O vencedor nacional do Córtex passou também pelo IndieLisboa'15 onde tive oportunidade de vê-lo e fazer uma breve análise.

O Prémio do Público foi atribuído a Pronto, Era Assim, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues. Na Competição Internacional, Svetlyachok, de Natalya Nazarova, foi o vencedor. Para o júri este trabalho é "uma viagem comovente e arrebatadora, um talento a seguir". Já no Mini-Córtex, os alunos das escolas de Sintra escolheram O Presente, de Jacob Frey, como Melhor Filme.

Sem comentários: