segunda-feira, 11 de março de 2019

12.ª Festa do Cinema Italiano: Programa

A 12.ª Festa do Cinema Italiano acontece a partir de 5 de Abril em mais de 15 cidades portuguesas. O realizador Nanni Moretti será homenageado no festival.


Nanni Moretti será alvo de uma retrospectiva completa das suas longas-metragens e uma selecção de curtas. A Festa exibe, em antestreia nacional, o último filme do cineasta, Santiago, Italia. A sessão de abertura apresenta o último trabalho de Paolo VirzìNotti magiche (Noites Mágicas). A encerrar a Festa do Cinema Italiano estará Euforia, de Valeria Golino.

A secção Panorama apresenta filmes como Il primo re, de Matteo RovereLa paranza dei bambini (Piranhas – Os meninos da Camorra), de Claudio Giovannesi, e Troppa grazia (Lucia Cheia de Graça), de Gianni Zanasi, entre outros. Roberto Andò Daniele Luchetti estarão presentes no festival para apresentarem Una storia senza nome, e Io sono Tempesta, respectivamente. Haverá ainda a exibição da versão original dividida em duas partes do último filme de Paolo Sorrentino sobre a vida de Silvio Berlusconi (Loro 1 e Loro 2), uma versão integral inédita em Portugal.

Em Competição estarão sete filmes: Bangla, de Phaim BhuiyanLikemeback, de Leonardo Guerra SeràgnoliMenocchio, de Alberto Fasulo (estes três realizadores estarão presentes em Lisboa), Figlia mia, de Laura BispuriOvunque proteggimi, de Bonifacio AngiusMamma + Mamma, de Karole Di Tommaso, e La terra dell’abbastanza, de Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo.

Nas Sessões Especiais, destaque para o ciclo A Grande Arte no Cinema, apresenta um conjunto de títulos sobre a vida de artistas como MichelangeloTintoretto Leonardo Da Vinci em ocasião dos 500 anos da sua morte. The Man Who Stole Banksy, de Marco Proserpio, explica através da voz de Iggy Pop a mercantilização da obra de Banksy e a inutilidade de mostrar a sua obra fora do contexto onde foi criada. Make Italy Great Again – A Itália não é um pais racista é uma secção especial dedicada a filmes que retratam como, em Itália, apesar de um clima político e social adverso, existem ainda pessoas e movimentos que lutam para tornar o país acolhedor.

Haverá espaço para os mais pequenos com a secção Piccolini e eventos paralelos, como a apresentação da última composição de Pedro Teixeira da Silva, primeiro violino da orquestra do Teatro São Carlos e fundador da banda Os Corvos, que leva ao Cinema São Jorge 4 Canções Italianas, músicas para piano e soprano - Cristiana Oliveira - inspiradas em quatro poemas italianos. Fabrizio De André, um dos grandes cantautores da música italiana, é lembrado por ocasião dos 20 anos do seu desaparecimento, com um concerto inédito, leituras dos seus poemas e um filme sobre a sua vida: Fabrizio De André, Principe Libero, de Luca Facchini.

Na gastronomia, o tradicional Cine-Jantar transforma-se: são quatro jantares e realiza-se, pela primeira vez, num cinema: os jantares são no bar/restaurante do Cinema São Jorge seguido de filme na Sala Manoel de Oliveira, uma conversa em torno da comida e aperitivos com concertos, todos dedicados à música italiana.

De 5 a 14 de Abril, em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), de 9 a 11 de Abril, em Coimbra (TAGV – Teatro Académico Gil Vicente), de 10 a 13 de Abril, em Almada (Auditório Fernando Lopes Graça), de 10 a 14 de Abril, no Porto (Cinema Trindade), de 11 a 14 de Abril, em Setúbal (Auditório Charlot), de 12 a 13 de Abril, em Alverca do Ribatejo (TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério), de 13 a 14 de Abril, em Penafiel (Cinemax), de 13 a 14 de Abril, em Moscavide (Cine-Moscavide), de 15 a 16 de Abril, em Aveiro (Teatro Aveirense), de 1 a 3 de Maio, em Viseu (Cineclube de Viseu), 1, 8 e 15 de Maio, em Abrantes (Cineclube Espalhafitas), de 7 a 9 de Maio, em Beja (Pax Júlia Teatro Municipal), de 8 a 10 de Maio, nas Caldas da Rainha (CCC – Centro Cultural de Congressos), de 14 a 17 de Maio, em Évora (Auditório Soror Mariana), de 14 a 18 de Maio, em Tomar (Cine-Teatro Paraíso), de 23 a 26 de Maio, em Loulé (Cine-Teatro Louletano), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar.

Todas as informações sobre a programação da Festa do Cinema Italiano podem ser consultadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de facebook: facebook.com/festadocinemaitaliano.

Sem comentários: