25-abril-billboard

domingo, 27 de outubro de 2013

DocLisboa'13: Pussy Riot: A Punk Prayer

*7/10*

Dentro do Heart Beat, a secção musical do DocLisboa, foi na Sexta-feira apresentado o filme Pussy Riot: A Punk Prayer, realizado por Mike Lerner e Maxim Pozdorovkin. O documentário acompanha todo o caso da banda punk russa Pussy Riot, antes e durante o julgamento de três dos seus membros: Nadia, Masha e Katia. O documentário foi antecedido pelo videoclip Free Pussy Riot!


Este é, vincadamente, um filme que apoia a banda russa e suas acções e surge como que para dar a conhecer o caso ao mundo, explicando melhor as convicções destas mulheres, as suas acções, a performance satírica que levou Nadia, Masha e Katia a enfrentar uma pena de prisão, ou as reacções de ortodoxos, políticos russos, músicos e artistas de todo o planeta.

Para além dos testemunhos das próprias arguidas no tribunal, conhecemos ainda as suas famílias, as suas histórias individuais, para melhor podermos justificar os actos - algo inconsequentes - que as levaram à cadeia. Ao mesmo tempo, acompanhamos as manifestações contra e a favor destas jovens, um pouco por todo o mundo.

Cor e música não faltam a Pussy Riot: A Punk Prayer, tal como à banda. Caras tapadas por gorros coloridos, roupa feminina e alegre, apelam à liberdade e ao feminismo. Depois de conhecer pormenores, reacções e sentença, cabe ao espectador formular a sua própria opinião sobre o polémico caso das três jovens russas.

O filme volta a ser exibido no DocLisboa no próximo dia 29 de Outubro, pelas 16h30, no Cinema São Jorge - Sala Manoel de Oliveira.

Sem comentários: