oportunidades-billboard

sábado, 1 de março de 2014

Oscars 2014: As Actrizes Principais

Depois dos actores, as actrizes principais são alvo de análise. Aqui ficam as cinco nomeadas, por ordem de preferência.

1. Meryl Streep em Um Quente Agosto (August: Osage County)
Talvez possa parecer este um inesperado primeiro lugar, mas Meryl Streep é fabulosa e, quando pensamos que já nos mostrou tudo, volta ainda mais forte para nos contrariar e tirar do sério. Em Um Quente Agosto, a actriz veste a pele de uma mulher doente, com um passado traumático, arrogante e desequilibrada, mas mais ciente daquilo que a rodeia do que qualquer outra pessoa. Frágil e implacável são duas características que só mesmo Meryl Streep conseguiria incorporar tão perfeitamente na mesma personagem.

2. Sandra Bullock em Gravidade (Gravity)
Goste-se ou não de Sandra Bullock, tem de se reconhecer que a sua interpretação em Gravidade é algo de grandioso. Ela é a solitária Ryan Stone que se vê na sua primeira missão espacial, onde não se sente à vontade. Ryan odeia o espaço – ela própria o diz -, e ficar perdida nele não podia ser mais irónico. Bullock - sozinha na maior parte do filme - dá tudo de si, física e psicologicamente, e o resultado é um desempenho forte e comovente.

3. Cate Blanchett em Blue Jasmine
Mais ou menos em pé de igualdade com Bullock, mas num género bem diferente, está Cate Blanchett. A desequilibrada Jasmine assentou na perfeição à actriz que mergulha na mais profunda depressão ao longo do filme de Woody Allen. Blanchett transfigura-se, e alterna entre a elegância e o desespero com uma facilidade impressionante. Sem dúvida, uma das mais fortes nomeadas.

4. Amy Adams em Golpada Americana (American Hustle)
A única nomeada que ainda não venceu um Oscar - apesar de não lhe faltarem nomeações -, Amy Adams surge deslumbrante e é provavelmente o melhor desempenho de Golpada Americana. Ela é fabulosa, sedutora e uma farsante de alta qualidade. Seduz e engana os dois homens fortes da longa-metragem, apesar do amor incondicional pelo seu parceiro de falcatruas. Na pele de Sydney, Amy ama, sofre, transforma-se. Contudo, isso não chega contra uma concorrência tão forte.

5. Judi Dench em Filomena (Philomena)
Judi Dench junta mais uma nomeação à sua lista com uma interpretação contida mas arrepiante, na pele de Philomena, uma mulher simples, corajosa e persistente. A actriz é doce, divertida e emociona-nos na pele desta mulher a quem separaram do filho. Ainda assim, Dench já fez muito melhor.

Sem comentários: