25-abril-billboard

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Arquiteturas Film Festival Lisboa'14 está a chegar

Após o sucesso da primeira edição em 2013, o Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitectura está de volta este ano de 24 a 28 de Setembro, no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.


Sob o lema “Não há Cinema sem Arquiteturas” o festival tem como objectivo, segundo a sua directora e fundadora Sofia Mourato, abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitectura e o cinema; fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes suscitam; e abrir uma nova direcção nos festivais de cinema em Portugal.

A abrir o Arquiteturas Film Festival Lisboa está uma festa no Musicbox, no dia 18 de Setembro, com a apresentação do filme Train of Thoughts (Áustria, 2012). Já a Sessão de Inauguração acontece a 24 de Setembro, às 20h30, com estreia absoluta em Portugal do filme Cathedrals of Culture, um projecto 3D concebido por seis realizadores, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen.

Dos mais de 90 filmes a serem exibidos no Arquiteturas, 35 estarão em competição e poderão ser seleccionados para diversos prémios por um júri internacional composto por Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes. Os prémios serão entregues na Sessão de Encerramento, no dia 28 de Setembro às 22h00, no Cinema City Alvalade.

A par dos filmes, o Arquiteturas Film Festival Lisboa oferece muitas outras actividades. Haverá lugar para workshops de cinema (com a realizadora Merve Bedir), de marketing (com a Creative Minds), de digital art (com o atelier de arquitectura português Digitalab e russo Branchpoint Project), e um especial para crianças com o atelier Latitudes; masterclasses com o colectivo italiano Zimmerfei, acompanhado de uma retrospectiva dos seus filmes; sessões de conversa Intersecções, que se desenrolam em torno do diálogo entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande; uma visita guiada à Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, desenhada por Manuel Taínha, onde será projectado o filme sobre o arquitecto In Media Res, na presença da realizadora Luciana Fina e do arquitecto Marques Freitas; uma apresentação de teses sobre cinema e arquitectura, em parceria com o projecto Intervalo para o Conhecimento da Sociedade Nacional de Belas Artes.

A instalação site specific no espaço do Cinema City Alvalade foi este ano concebida pelo atelier Arteria, e funcionará como lugar de encontro e confraternização entre todos os participantes do festival bem como palco para algumas actividades.


Para mais informações visite o site do festival www.arquiteturasfilmfestival.com ou da organização DYMA www.doyoumeanarchitecture.com.

Sem comentários: