25-abril-billboard

segunda-feira, 21 de março de 2016

Judaica'16:Claude Lanzmann: Espectros da Shoah / Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah (2015)

*8/10*

Claude Lanzmann: Espectros da Shoah, de Adam Benzine, foi um dos nomeados para o Oscar de Melhor Curta Documental este ano e a Judaica - Mostra de Cinema e Cultura deu a possibilidade ao público português de assistir ao filme.


Nesta curta-metragem, o realizador pretende conhecer a história do surgimento de um dos mais famosos documentários sobre o Holocausto, o épico de mais de nove horas de duração, Shoah. Em conversa com o autor, Claude Lanzmann, são desvendados os bastidores do filme que demorou 12 anos a concretizar e explica o seu conceito.

Quem viu Shoah, pode perceber aqui as escolhas de Lanzmann, conhecer pormenores sobre a sua vida e assistir a imagens inéditas de uma entrevista com um nazi, que correu mal. Quem ainda não viu, ficará com a curiosidade necessária para o descobrir,

Com Claude Lanzmann: Espectros da Shoah, Adam Benzine consegue entrar na intimidade de Lanzmann e conquista-o aos poucos, apesar da sua renitência em falar sobre algumas situações que o fazem sofrer muito só ao recordar-se delas.

Um trabalho que fazia falta e que, quando chega ao fim, deixa vontade de saber mais, de ver ou rever Shoah e admirar, ainda mais, a coragem e o trabalho do realizador.

Sem comentários: