*7/10*
Un Voyageur, de Marcel Ophüls, passou pelo DocLisboa'13, e traz até nós as memórias do realizador. Ele partilha-as connosco numa viagem pela História do Cinema.
Desde a infância marcada pela Segunda Guerra Mundial, ao feitio difícil do seu pai - o também realizador Max Ophüls -, até à entrada em Hollywood, acompanhamos as viagens e a vida de Marcel Olphüs, contada pelo próprio. A acompanhar o relato dos acontecimentos temos fotografias antigas, excertos de diversos filmes - muitos deles de Max Ophüls -, e o realizador, na actualidade, sempre divertido e, muitas vezes, comovido.
Marcel fala de e com diversas personalidades como Jeanne Moreau, Bertold Brecht, Ernst Lubitsch, Otto Preminger, ou o seu amigo François Truffaut. Temos ainda a oportunidade de conhecer as cartas escritas por Woody Allen e Stanley Kubrick relativamente ao trabalho de Ophüls, momentos verdadeiramente marcantes para o realizador.
Un Voyageur é uma interessante jornada, quase confessional, com Marcel Ophüls, devidamente ilustrada, intimista e comovente.
Sem comentários:
Enviar um comentário