segunda-feira, 14 de maio de 2018

Animais Cinéfilos #2

Este Animais Cinéfilos é muito especial, tanto pelo filme que escolhi, como pela causa que apoia directamente. Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para ajudar uma associação que eu apoio, a Focinhos & Bigodes - Associação Zoófila para Proteção de Animais Abandonados e Ambiente, a fazer obras nas suas instalações. Aqui fica um apelo para que, todos os que puderem, os ajudem

O filme que escolhi para hoje é húngaro e tem tudo a ver com esta associação. Chama-se Deus Branco (White God), é realizado por Kornél Mundruczó e aqui os cães são os grande protagonistas e são muitos mais do que os humanos.


Lili, de 13 anos, faz tudo pelo seu cão, Hagen. Mas, na realidade onde vive, os cães, habitualmente tidos como os melhores amigos do Homem, parecem estar a revoltar-se contra os que tanto mal lhes têm feito. O Humano parece querer segregá-los entre cães de raça e rafeiros e, de repente, os cães abandonados multiplicam-se.

Curiosamente, Luke Body que interpretaram Hagen, conquistaram a Palma de Ouro Canina (Palm Dog) no Festival de Cannes, em 2014.

Ora, Deus Branco traz-nos uma enorme matilha que passa a reinar nas ruas da cidade de Budapeste. E todos a temem. Trata-se de um conto premonitório sobre as relações entre uma espécie superior e o seu inferior caído em desgraça. Banido e traído, "o melhor amigo do homem" revolta-se contra o seu antigo mestre.

Revoltemo-nos nós também contra o abandono de animais!

Sem comentários: