*6/10*
Turno do Dia, de Pedro Florêncio, surgiu na Competição Portuguesa do Doclisboa suscitando curiosidade. O documentário apresenta-nos a central de emergência médica da linha 112, na sede do INEM, em Lisboa.
Os pedidos de ajuda não param de chegar ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes. À distância, é preciso prestar todas as informações necessárias enquanto não chega uma equipa médica. Turno do Dia é um filme sobre rostos, gestos e procedimentos de um turno do dia no INEM.
Pedro Florêncio leva-nos a conhecer os quatro cantos à casa, e mostra-se bom ouvinte. O público confessa a curiosidade em saber como tudo se passa do outro lado do telefone. Dos casos mais dramáticos e urgentes aos mais inusitados, percebemos que ao INEM chegam chamadas pelos motivos mais variados e, alguns deles, caricatos. Quem ali trabalha, tem de ter a calma e paciência que, muitas vezes, o lado que telefona não tem. E a rotina é exigente e, certamente, perturbadora.
Turno do Dia filma os bastidores do trabalho de quem ajuda a salvar vidas e fá-lo com grande familiaridade. O filme peca apenas por ser tão longo, algo que uma montagem mais certeira poderia melhorar e dotar de mais ritmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário