quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Doclisboa'18: Westwood: Punk, Icon, Activist (2018)

*6/10*

Westwood: Punk, Icon, Activist é um documentário repleto de cor, música e rebeldia, que percorre a vida e crenças da estilista Vivienne Westwood, desde a década de 60, até à actualidade. O filme fez parte da secção Heart Beat do Doclisboa'18 e atraiu muitos fãs da estilista ao festival.


A realizadora Lorna Tucker entra no local de trabalho da septuagenária designer de moda, sempre exigente e perfeccionista, e apresenta-nos a sua história, através de imagens de arquivo, testemunhos de familiares, colaboradores e amigos próximos, e da própria. Fazer Vivienne Westwood falar sobre si é difícil e rapidamente nos apercebemos disso ao ver as tentativas da realizadora, que utiliza com humor os momentos de recusa da estilista.

Westwood: Punk, Icon, Activist analisa a sua luta difícil para triunfar, com enfoque no seu talento artístico, activismo e significado cultural. A História e integridade da sua marca, os seus princípios e o seu legado são os principais focos do documentário. 

Contudo, Lorna Tucker não aproveita o tempo da melhor forma e, num filme que devia ser mais longo, toca superficialmente os temas fortes da vida de Vivienne. Por aqui, gostávamos de um retrato mais profundo desta mulher ainda tão provocadora, activista ambiental, que entre o punk e os escândalos, chegou longe, ganhou prémios e recebeu até o título de Dama, pela casa real britânica.

Sem comentários: