sábado, 29 de fevereiro de 2020

Prémios César 2020: Vencedores

Os vencedores da 45.ª edição dos César, os prémios do cinema francês, foram entregues esta Sexta-feira, dia 28 de Fevereiro, no Pleyel Hall, em Paris. Les Misérables conquistou o prémio para Melhor Filme e o ausente Roman Polanski venceu como Melhor Realizador, perante o descontentamento de algumas pessoas da assistência que abandonaram a sala.


Fica a lista completa de vencedores::

MELHOR FILME
La Belle époque, de Nicolas Bedos
Grâce à dieu, de François Ozon
Hors normes, de Olivier Nakache e Éric Toledano
J’accuse, de Roman Polanski
Les Misérables, de Ladj Ly
Portrait de la jeune fille en feu, de Céline Sciamma
Roubaix, une lumière, de Arnaud Desplechin 

MELHOR PRIMEIRO FILME
Atlantique, de Mati Diop
Au nom de la terre, de Edouard Bergeon
Le Chant du loup, de Antony Baudry
Les Misérables, de Ladj Ly
Papicha, de Mounia Meddour 

MELHOR REALIZAÇÃO
Olivier Nakache e Éric Toledano (Hors normes)
Ladj Ly (Les Misérables)
Céline Sciamma (Portrait de la jeune fille en feu)
Arnaud Desplechin (Roubaix, une Lumière)
Nicolas Bedos (La Belle Epoque)
François Ozon (Grâce à Dieu)
Roman Polanski (J’accuse

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Nicolas Bedos por La Belle Epoque
François Ozon por Grâce à dieu
Olivier Nakache e Éric Toledano por Hors normes
Ladj Ly, Giordano Gederlini e Alexis Manenti por Les Misérables
Céline Sciamma por Portrait de la jeune fille en feu 

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
Costa-Gavras por Adults in the room
Roman Polanski por J'accuse
Jérémy Clapin por J'ai perdu mon corps
Arnaud Desplechin por Roubaix, une lumière
Dominik Moll por Seules les Bêtes

MELHOR ACTRIZ
Anaïs Demoustier (Alice et le maire)
Eva Green (Proxima)
Adèle Haenel e Noémie Merlant (Portrait de la jeune fille en feu)
Karin Viard (Une chanson douce)
Doria Tillier (La Belle Époque)
Chiara Mastroianni (Chambre 212

MELHOR ACTOR
Daniel Auteuil (La Belle Époque)
Damien Bonnard (Les Misérables)
Vincent Cassel (Hors normes)
Jean Dujardin (J’Accuse)
Reda Kateb (Hors Normes)
Melvil Poupaud (Grâce à Dieu)
Roschdy Zem (Roubaix, une lumière

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Fanny Ardant (La Belle Époque)
Laure Calamy (Seules les bêtes)
Sara Forestier (Roubaix, une lumière)
Hélène Vincent (Hors normes)
Josiane Balasko (Grâce à Dieu

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Swann Arlaud (Grâce à Dieu)
Grégory Gadebois (J’Accuse)
Louis Garrel (J’Accuse)
Benjamin Lavernhe (Mon Inconnue)
Denis Ménochet (Grâce à Dieu

MELHOR ACTRIZ REVELAÇÃO
Luàna Bajrami (Portrait de la jeune fille en feu)
Céleste Brunnquell (Les Éblouis)
Mama Sané (Atlantique)
Lyna Khoudri (Papicha)
Nina Meurisse (Camille

MELHOR ACTOR REVELAÇÃO
Anthony Bajon (Au nom de la terre)
Benjamin Lesieur (Hors Normes)
Alexis Manenti (Les Misérables)
Djebril Zonga (Les Misérables
Liam Peron (La Vie scolaire)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
68, mon Père et les Clous, de Samuel Bigiaoui
La Cordillère des songes, de Patricio Guzmán
Lourdes, de Thierry Demaizière e Alban Teurlai
M, de Yolande Zauberman
Wonder boy Olivier Rousteing, né sous X, de Anissa Bonnefont 

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Dor e Glória, de Pedro Almodóvar
Le Jeune Ahmed, dos irmãos Dardenne
Joker, de Todd Phillips
Lola vers la mer, de Laurent Micheli
Era uma vez... em Hollywood, de Quentin Tarantino
O Traidor, de Marco Bellocchio
Parasitas, de Bong Joon-ho 

MELHOR FOTOGRAFIA
Nicolas Bolduc (La Belle Époque)
Pawel Edelman (J'accuse)
Julien Poupard (Les Misérables)
Claire Mathon (Portrait de la jeune fille en feu )
Irina Lubtchansky (Roubaix, une lumière​)

MELHOR MONTAGEM
Laure Gardette (Grâce à Dieu)
Hervé De Luz (J’accuse)
Flora Volpelière (Les Misérables)
Anny Danché e Florent Vassault (La Belle Epoque)
Dorian Rigal-Ansou (Hors Normes) 

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Stéphane Rozenbaum por La Belle Epoque
Benoît Barouh por Le chant du loup
Franck Schwarz por Edmont
Jean Rabasse por J’accuse
Thomas Grézaud por Portrait de la jeune fille en feu 

MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL
Atlantique
J’accuse
J’ai perdu mon corps
Les Misérables
Roubaix, une lumière

MELHOR SOM
RémiI Daru, Séverin Favriau, Jean-PaulL Hurier por La Belle Epoque
Nicolas Cantin, Thomas Desjonquères, Raphaëll Mouterde, Olivier Goinard, Randy Thom por Le Chant du loup
Lucien Balibar, Aymeric Devoldère, Cyril Holtz, Niels Barletta por J’accuse
Arnaud Lavaleix, Jérôme Gonthier, Marco Casanova por Les Misérables
Julien Sicart, Valérie De Loof, Daniel Sobrino por Portrait de la jeune fille en feu 

MELHOR GUARDA-ROUPA
Pascaline Chavanne (J’accuse)
Emmanuelle Youchnovski (La belle époque)
Thierry Delettre (Edmond)
Alexandra Charles (Jeanne)
Dorothée Guiraud (Portrait de la jeune fille en feu) 

MELHOR CURTA-METRAGEM
Beautiful Loser, de Maxime Roy
Pile Poil, de Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller
Le Chant d’Ahmed, de Foued Mansour
Chien bleu, de Fanny Liatard
Netta Football Club, de Yves Piat 

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
La fameuse invasion des ours en Sicile, de Lorenzo Mattotti
J’ai perdu mon corps, de Jérémy Clapin
Les Hirondelles de Kaboul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec 

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Ce magnifique gâteau, de Marc James Roels e Emma de Swaef
Je sors acheter des cigarettes, de Osman Cerfon
La nuit des sacs plastiques, de Gabriel Harel
Make It Soul, de Jean-Charles Mbotti Malolo

CÉSAR DO PÚBLICO
Les Misérables

Sem comentários: