sexta-feira, 6 de março de 2020

13.ª Festa do Cinema Italiano: Programa Completo

A 13.ª Festa do Cinema Italiano começa a 1 de Abril e já revelou o programa completo. Gli anni più belli, de Gabriele Muccino será o Filme de Encerramento de 2020.


Depois de anunciar Pinocchio como Filme de Abertura, o festival revelou que Gli anni più belli (As Coisas que nos Fazem Felizes), de Muccino, fará as honras de encerramento, no dia 9 de Abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa. O filme conta com interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria.

Segundo o director artístico da Festa, Stefano Savio, esta será "uma edição que é um equilíbrio entre a promoção do património cultural italiano e a exploração de novas correntes artísticas que florescem em Itália. Um diálogo contínuo e criativo entre diferentes épocas, contextos e formas expressivas permitindo alcançar o interesse de um público amplo e heterogéneo. A recepção e a curiosidade que a Festa do Cinema Italiano obteve pelo público português ao longo destes anos motivou o crescimento da programação do evento nos diversos países lusófonos como o Brasil, Angola, Moçambique e pela primeira vez este ano, Cabo Verde e Timor Leste”.

Antestreias e Competição

Entre as antestreias que a Festa traz a Portugal encontramos filmes como La mafia non è più quella di una volta (Era uma vez a Máfia), de Franco Maresco (a par com este filme está a exposição fotográfica Mafia, Passione... Amore, que traz a Lisboa a fotógrafa Letizia Battaglia, reconhecida no mundo pelo seu trabalho único e cru sobre a máfia e os seus crimes); Martin Eden, de Pietro Marcello; Momenti di trascurabile felicità, de Daniele Luchetti; e L'uomo del labirinto, de Donato Carrisi - com Toni Servillo e Dustin Hoffman no elenco.

La dea fortuna
Destaque ainda para a exibição de filmes que foram sucesso de bilheteira em Itália: o satírico Tolo Tolo, de Checco Zalone; a comédia Figli, de Giuseppe Bonito (o protagonista Valerio Mastandrea é convidado da Festa do Cinema Italiano); mais comédia com Odio l'estate, de Massimo Venier; e La dea fortuna, de Ferzan Özpetek.

Há cinco filmes em competição: Sole, de Carlo Sironi, uma história sobre uma família que se forma com a venda de uma criança; Magari, de Ginevra Elkann, com um realismo mágico que lembra o cinema de Alice Rohrwacher; 5 è il numero perfetto, de Igor Tuveri, onde Toni Servillo é um assassino reformado que tem que voltar ao activo, nos anos 70; Nevia, de Nunzia De Stefano, um olhar feminino sobre o submundo criminoso das periferias do sul de Itália; e Butterfly, de Alessandro Cassigoli e Casey Kauffman, sobre Irma Testa, a primeira boxer italiana a participar nos Jogos Olímpicos. O júri desta edição é constituído por Beatrice Leanza, directora do MAAT, Leonor Teles, realizadora, e Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago.

Na categoria Altre Visioni, encontramos, entre outros, La scomparsa di mia madre, de Beniamino Barrese, que retrata uma batalha entre mãe e filho, numa luta infatigável pela captura da imagem definitiva de Benedetta, um ícone de moda nos anos 60 - a imagem da sua libertação.

100 anos de Fellini e Sessões Especiais

Nesta 13.ª edição a Festa do Cinema Italiano homenageia Federico Fellini, cujo centenário do nascimento é comemorado este ano. Assim, o festival organiza Fellini 100, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Risi Film, a Alambique Filmes e o Instituto Italiano de Cultura. Serão exibidas seis cópias restauradas com a iniciativa Fellini Essenzial e a filmografia completa do cineasta italiano com a retrospectiva Tutto Fellini!, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão, e ainda o filme de Wes Anderson dedicado ao realizador italiano.

 The New Pope II 
Nas Sessões Especiais do festival, destaque para as segundas temporadas das séries televisivas The New Pope II - com Jude Law e John Malkovich como o primeiro Papa norte-americano a ocupar o Vaticano - e L'amica geniale II  (A Amiga Genial), baseada no livro homónimo de Elena Ferrante, que conta a história de duas amigas e em que uma delas desaparece sem deixar rasto. Também será apresentado o grande sucesso italiano, Zero Zero Zero, de Stefano Sollima, série baseada no homónimo livro de Roberto Saviano, que segue a jornada do carregamento de cocaína e o seu trajecto através do Oceano Atlântico.

O mais recente filme de  Luca Guadagnino, The Staggering Girl será apresentado na Festa. A obra  foi produzida em colaboração com a marca Valentino, com Julianne Moore no papel principal.

A Grande Arte no Cinema é um ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial que integra o festival através de um conjunto de títulos sobre a vida de artistas como Michelangelo, Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci.

A gastronomia volta a ter destaque na Festa do Cinema Italiano com o famoso Cine-Jantar, um evento que combina o cinema com o melhor da cozinha italiana. O evento será no Mercado do Forno do Tijolo, com um jantar dedicado a Fellini e à gastronomia da sua terra natal, Emilia- Romanha, e com a exibição do filme Amarcord.

O festival conta ainda com nova secção dedicada a produções italianas de realidade virtual, no Cinema São Jorge


Todas as informações sobre a programação do festival podem ser acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook: facebook.com/festadocinemaitaliano.

Sem comentários: