25-abril-billboard

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Estreias da Semana #444

Mais uma semana com poucos filmes, ainda como consequência das restrições impostas pelo Estado de Emergência, que faz os distribuidores adiarem as estreias de alguns títulos. Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses dois novos filmes. No dia 20 de Novembro, salas por todo o país recebem o filme-concerto Sol Posto dos Capitão Fausto. Já a Netflix Portugal tem uma estreia em destaque.

Gabriel e a Montanha (2017)
Antes de entrar para uma prestigiada universidade americana, Gabriel Buchmann decide viajar pelo mundo durante um ano, carregado de sonhos. Após dez meses na estrada, chega ao Quénia determinado a descobrir o continente africano. O topo do Monte Mulanje, no Malawi, será o seu último destino.

O Nosso Cônsul em Havana (2019)
Filme inspirado no período em que Eça de Queiroz foi cônsul português na ilha de Cuba, em 1873. Chegado a Havana com 27 anos, imbuído das correntes ideológicas e literárias que circulavam pela Europa, Eça encontra uma ilha onde se defrontavam duas potências – uma em declínio, a Espanha, outra em ascensão, os Estados Unidos da América – e ainda vigorava a escravatura, mas também um local onde fermentava o espírito independentista dos cubanos, através de conspirações e pronunciamentos, que culminaram na renúncia de Espanha, em dezembro de 1898. Em Cuba, Eça encontrou também milhares de chineses que, acossados pela fome no seu país, embarcavam para a colónia Espanhola, sobretudo a partir do porto de Macau, atraídos para as plantações de cana-de-açúcar por intermediários gananciosos que os exploravam como escravos. O governo português reconheceu a esses chineses a protecção do consulado português, visto que possuíam documentação portuguesa, por terem partido do porto de Macau. Mas Eça era assumidamente um boémio e sedutor e enquanto está colocado em Havana vive um amor escaldante com Mollie, filha do General americano Robert Bidwell, com falsa aura de herói da guerra da Secessão dos Estados Unidos da América.

Sol Posto - Um Filme Concerto dos Capitão Fausto (2020)
Composto por versões inéditas do repertório da banda, Sol Posto integra três performances gravadas ao vivo e em exclusivo para o filme. As atuações ocorrem em três momentos distintos do dia: crepúsculo, noite e alvorada. Tal como na vida quotidiana recente, o filme enfrenta a ideia de um período de ponderação em vez de ação, e de suspensão em vez de concretização. As horas de Sol Posto são palco do descanso, da reclusão, dos sonhos e dos planos, da escuridão, da espera e do desconhecido. Se por um lado pretende evocar os mais verossímeis aspetos da experiência de um concerto, torna-se também numa oportunidade de quebrar a barreira física do tradicional palco/plateia, aproximando o espetáculo do espectador, trazendo-o para dentro do palco e colocando-o a uma distância de cumplicidade com os músicos. O som e imagem foram gravados ao vivo, no decurso de uma semana, em Setembro de 2020, em Melides.

Netflix Portugal
Estreia a 19 de Novembro:

A Princesa Volta a Ser Plebeia (2020)
The Princess Switch: Switched Again
Será que Stacy e Margaret conseguem trocar novamente de papéis, para que Margaret consiga passar mais tempo com Kevin antes da sua coroação? Ou será que Fiona, uma nova sósia foliona, vai estragar-lhes os planos?

Sem comentários: