sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Crítica: O Dilema das Redes Sociais / The Social Dilemma (2020)

"How do you wake up from the Matrix when you don't know you're in the Matrix?"
Tristan Harris


*6.5/10*

Na era de extremismos crescentes que vivemos, O Dilema das Redes Sociais (The Social Dilemma), de Jeff Orlowski, vem desconstruir os mecanismos de manipulação de opiniões e de propagação de notícias falsas que a Internet esconde. Com selo Netflix, o documentário vem expor o poder e a influência que muitos de nós já conhecemos, mas que outros tantos desconhecem, através de testemunhos de especialistas - alguns deles responsáveis pela criação destas ferramentas.

"Este documentário dramatizado explora o perigoso impacto das redes sociais nas pessoas, com especialistas em tecnologia a soarem o alarme sobre as suas próprias criações."


O tom é trágico e urgente, os algoritmos desenvolvem-se a cada dia e são cada vez mais certeiros na sua função de influenciar opiniões, mesmo que sem fundamentos científicos. As redes sociais estão a dividir a sociedade em dois polos opostos que não se querem voltar a entender. 

Uns temem pela saúde mental dos jovens, outros pela saúde da democracia, pela liberdade, pelo crescendo da ignorância... tudo em prol do lucro desmedido. O alerta é dado por antigos funcionários do Facebook, Twitter, Instagram, Google, Firefox, Uber, Youtube, Pinterest e por investigadores, professores, cientistas, médicos...

A par dos testemunhos fortes, The Social Dilemma cria uma história ficcionada desta realidade que todos conhecem, que pouco acrescenta ao filme. Essencialmente, a mensagem a passar é a consciencialização de que esta tendência tem de ser invertida o quanto antes.


A partir das denúncias de especialistas, o documentário de Jeff Orlowski pretende servir de alerta máximo para que as redes sociais deixem de lucrar e dominar a vida dos seus utilizadores, sem regras nem leis, provocando divisões profundas e uma desinformação sem precedentes.

Sem comentários: