domingo, 21 de março de 2021

Crítica: A Mulher Que Fugiu / The Woman Who Ran / Domangchin yeoja (2020)

*6/10*

Fiel a si mesmo, Hong Sang-soo traz, em A Mulher Que Fugiu, mais um filme rotineiro e minimalista, onde as conversas de circunstância revelam, aos poucos, mágoas bem guardadas. 

"Gam-hee (Kim Min-hee) tem três encontros separados com amigas enquanto o marido está fora, numa viagem de negócios. Young-soon (Seo Young-wha), divorciada, desistiu de comer carne e gosta de cuidar do jardim no seu quintal. Su-young (Song Seon-mi) tem um fraquinho pelo vizinho arquitecto e está a ser perseguida por um jovem poeta que conheceu num bar. Woo-jin (Kim Sae-byuk) trabalha num cinema. Os encontros são amigáveis, mas tensos. Em pouco tempo, a história partilhada destas mulheres surge à superfície."

O humor subtil, a sensibilidade e naturalidade das conversas - muito graças ao excelente leque de actrizes -, os dramas do quotidiano de cada uma das mulheres, em reencontros amigáveis mas nem sempre confortáveis, são algumas das características que distinguem A Mulher Que Fugiu e a inserem perfeitamente no estilo de Hong Sang-soo. Inesquecível será o charmoso gato, que se deixa filmar, qual estrela de cinema, e conquista a plateia com um bocejo sincero.

O elenco dominado por mulheres - com destaque para Kim Min-hee - (onde os homens são meros acessórios, à excepção do marido ausente da protagonista, que conta às amigas sobre um homem supostamente apaixonado mas bastante controlador) destaca o lado feminino e independente das quatro personagens, sendo os homens quem lhes traz aborrecimentos: um vizinho que não gosta de gatos, um stalker que não sabe receber um não e um marido famoso, que fala muito.

E no meio da simplicidade da história e da realização (em que o jogo de zooms compete pela nossa atenção), há outros ecrãs de câmaras de videovigilância a contarem histórias mudas, mas que acrescentam detalhes sobre as emoções do filme.

A Mulher Que Fugiu é um retiro de reencontro com emoções e sentimentos passados ainda por resolver. Apreciam-se paisagens, locais, conversas e um filme numa sala de cinema, tal como o espectador que assiste ao filme de Hong Sang-soo, sentado no seu lugar.

Sem comentários: