domingo, 5 de setembro de 2021

LEFFEST 2021: De 10 a 21 de Novembro com filmes de Wes Anderson, Paul Verhoeven e Pedro Almodóvar

A 15.ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival acontece de 10 a 21 de Novembro, entre Lisboa e Sintra, e já foram anunciadas as primeiras grandes confirmações.

Na secção Fora de Competição, há 14 filmes anunciados até agora, entre os quais os muito aguardados The French Dispatch, de Wes Anderson (filme de abertura desta edição), Benedetta, de Paul Verhoeven, Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar, Les Olympiades, de Jacques Audiard, e The Card Counter, de Paul Schrader.

O júri desta edição é composto por Emir Kusturica, realizador, argumentista, actor e músico, que dará um concerto com a sua banda, The No Smoking Orchestra, no encerramento do LEFFEST 2021; o escritor J.M. Coetzee, Nobel da Literatura em 2003; a realizadora, argumentista e produtora Maria Speth; e Dolores Chaplin, actriz (e neta de Charlie Chaplin).

A celebração da Cultura Rom estará no centro do LEFFEST 2021, temática em torno da qual serão organizados três debates, com enfoque em três momentos: do Al-Andaluz à “Gran-Redada” em 1749; a perseguição e genocídio dos Rom pelos Nazis e durante a Segunda Grande Guerra; a situação actual na europa ocidental. Entre os filmes programados, há espaço para uma homenagem a Tony Gatlif que estará presente para a antestreia de Tom Medina, e ainda um foco na artista e sobrevivente do holocausto Ceija Stojka, com uma exposição das suas pinturas, leitura de textos da sua autoria e exibição dos filmes Ceija Stojka e Unter den Brettern Gras, de Karin Berger. Destaque ainda para os concertos de Josémi Carmona trio (com Pepe Habichuela, artista convidado), Farruquito, Taraf de Caliu, Mónika Lakatos e Ricardo Ribeiro.

Na secção de Homenagens e Retrospectivas, estarão em foco: a realizadora e argumentista neozelandesa Jane Campion; o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi (presente nesta edição do festival para apresentar as antestreias nacionais dos seus últimos dois filmes, Wheel of Fortune and Fantasy e Drive My Car); o cineasta romeno Cristi Puiu; a cineasta alemã Maria Speth (cujo último filme, Herr Bachmann und seine klasse, estará em antestreia no LEFFEST); e o realizador Mike Dibb (que vai apresentar, em estreia mundial, o seu novo documentário Painted With My Hair). Há ainda um destaque especial para o Teatro com Romeo Castellucci, através da exibição de encenações filmadas, e masterclass e um Work in Progress do trabalho de realizador e produtor de Rodrigo Areias.

"Deus morreu e a sua morte foi a vida do mundo", afirmação de Philipp Mainländer, serve de premissa para o ciclo temático A Morte de Deus, com curadoria de Alexey Artamonov, Denis Ruzaev e Ines Branco López. De regresso, está a rúbrica CinemART, uma secção que procura explorar o cinema através da fusão com outras artes. O LEFFEST vai exibir três filmes de Henrique Pina e, em antestreia nacional, Memory Box, o novo filme dos artistas e cineastas Joana Hadjithomas e Khalil Joreige.

Eis os filmes já anunciados da Selecção Oficial do LEFFEST 2021:

Red Rocket, Sean Baker

Em Competição

A CHIARA, de Jonas Carpignano

A NIGHT OF KNOWING NOTHING, de Payal Kapadia

BROTHER’S KEEPER, de Ferit Karahan

ONODA, 10 000 NUITS DANS LA JUNGLE, de Arthur Harari

OUISTREHAM, de Emmanuel Carrère

RED ROCKET, de Sean Baker

THE INNOCENTS, de Eskil Vogt

UNCLENCHING THE FISTS, de Kira Kovalenko

Benedetta, Paul Verhoeven

Fora de Competição

A HERO, de Asghar Farhadi

AMANTS, de Nicole Garcia

BENEDETTA, de Paul Verhoeven

COMPARTMENT N.º 6, de Juho Kuosmanen

LA CROISADE, de Louis Garrel

LES OLYMPIADES, de Jacques Audiard

MADRES PARALELAS, de Pedro Almodóvar

PATHOS ETHOS LOGOS, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel

SERRE-MOI FORT, de Mathieu Amalric

THE CARD COUNTER, de Paul Schrader

THE FRENCH DISPATCH, de Wes Anderson

THE STORY OF MY WIFE, de Ildikó Enyedi

THE WORST PERSON IN THE WORLD, de Joachim Trier

TOUT S’EST BIEN PASSÉ, de François Ozon


Mais informações sobre o Lisbon & Sintra Film Festival em https://www.leffest.com/.

Sem comentários: