A 19.ª edição do Doclisboa já tem programação fechada. O festival decorre entre 21 e 31 de Outubro, na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, Cinema Ideal, Cinema City Campo Pequeno, Museu do Oriente e Museu do Aljube.
A Competição Internacional conta com 13 filmes muito diversos, onde se contam as mais recentes obras de Elisabeth Perceval e Nicolas Klotz, Thiago B. Mendonça, Sebastian Mihăilescu, Mengqi Zhang, Aline Lata e Helena Wolfenson, Vadim Kostrov, Roberto Santaguida, Clément Abbey, Arantza Santesteban, Aïssata Ouarma, Eva Neymann, Baya Medhaffar, Thunska Pansittivorakul e Phassarawin Kulsomboon.
Há nesta edição, 46 filmes portugueses, 11 deles na Competição Nacional. Entre os realizadores, encontram-se Anna Artemyeva, Catarina Botelho, João Lameira, Salomé Lamas, Melanie Pereira, Leonardo Mouramateus, José Oliveira e Marta Ramos, Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, Tiago Afonso, José Vieira e Silas Tiny.
O Doclisboa anunciou também a programação da secção Riscos, este ano com uma homenagem ao cineasta colombiano Luis Ospina, com um programa que inclui The Eye of the Tourist, obra póstuma e recém terminada de Ospina, assim como dois filmes que contaram com a sua colaboração ou inspiração. Os realizadores convidados desta secção são Michael Pilz (que dedica o seu mais recente With Love #3 a Khosrow Sinai) e Edgar Pêra (que invoca a espectralidade e a natureza imersiva no cinema através das imagens 3D do seu último filme e programando Jackass 3D). O festival apresenta ainda Mulheres Egípcias no Cinema: Perspectivas de 1970 até hoje, com a curadoria da investigadora Mathilde Rouxel que, a partir do trabalho de três cineastas egípcias, reflecte sobre o povo egípcio e as formas de luta no passado e no presente.
No âmbito do projecto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e integrado no Mecanismo Financeiro de Apoio EEA Grants, será exibida a cópia restaurada de Nazaré, Praia de Pescadores, de José Leitão de Barros. A sessão será acompanhada ao piano pelo compositor Filipe Raposo, que apresentará, em estreia mundial, a partitura de sua autoria, composta para o filme.
Entre os cineastas que marcarão presença no Doclisboa 2021 estão Ulrike Ottinger - que acompanhará a sua retrospectiva -, Avi Mograbi, Vitaly Mansky, Helke Misselwitz, Nicolas Klotz, Elisabeth Perceval, Marta Popivoda, Sergio Silva e Boris Lehman.
O espaço de networking do Doclisboa, o Nebulae, em formato híbrido, convida os profissionais da indústria cinematográfica a juntar-se novamente em Lisboa (de 21 a 25 de Outubro) para participarem nas actividades presenciais. As actividades online estendem-se até 31 de Outubro, a partir da plataforma digital do Nebulae.
A programação do festival e outras informações estão disponíveis em https://doclisboa.org/2021/.
Sem comentários:
Enviar um comentário