25-abril-billboard

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Opinião: Livro - Era Uma Vez em Hollywood, Quentin Tarantino

Depois do filme de 2019, Quentin Tarantino aventurou-se na literatura e escreveu o seu romance de estreia, Era uma vez em Hollywood. Filme e livro complementam-se, e um não é a cópia do outro: a acção está toda na longa-metragem; no livro estão os detalhes e o background das personagens.


Sinopse: "Rick Dalton, ator de Hollywood, não está na melhor fase da sua carreira. Após vários anos em que protagonizou grandes êxitos cinematográficos, surgiu uma nova estrela: Steve McQueen. Agora, Dalton recebe apenas papéis em séries de televisão e produções europeias. Sempre a seu lado, Cliff Booth, o seu duplo e fiel assistente. Juntos, protagonizam uma história em que descobrimos a Hollywood de finais dos anos 60 e em que aparecerão personagens tão díspares como Charles Manson, Roman Polansky ou Sharon Tate."

A paixão e admiração de Tarantino pela História do Cinema é bem conhecida e notória em cada novo filme, repleto de referências e homenagens. Era Uma Vez em Hollywood é um mergulho nos bastidores do cinema norte-americano em 1969, que, no livro, se constrói essencialmente a partir de três personagens: Rick Dalton, Cliff Booth e Sharon Tate, os seus percursos, experiências e ambições - sempre com o humor e obsessões que caracterizam o realizador. 

Habituado aos argumentos - em que é genial - , nota-se a dificuldade do autor "desligar" da escrita cinematográfica e abundam os pormenores neste primeiro romance. Por vezes, divaga um pouco para além do ideal, mas escreve com a paixão que coloca em cada filme, e entusiasma o leitor que se deixa envolver pelo fascínio do cineasta. 

E, indo bem além da história do filme - dando até pouco enfoque ao momento crucial da longa-metragem -, Era Uma Vez em Hollywood chega ao âmago das personagens, percorre o seu passado e o caminho que trilharam até ao momento dos acontecimentos, ao mesmo tempo que apresenta ao detalhe inúmeras curiosidades de Hollywood.

O romance de estreia de Quentin Tarantino é uma espécie de livro de memórias de Rick, Cliff e Sharon, um muito apetecível complemento ao filme homónimo.


Era uma vez em Hollywood, de Quentin Tarantino - *7/10*

Sem comentários: