quinta-feira, 7 de julho de 2022

Estreias da Semana #516

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas cinco novos filmes e a reposição, em cópia restaurada 4K, do filme de 1973, A Mãe e a Puta, de Jean Eustache. No streaming, há uma nova estreia.

A Mãe e a Puta (cópia restaurada 4K) (1973)
La Maman et la Putain
Variação do clássico triângulo amoroso com Alexandre (Jean-Pierre Léaud), um jovem ocioso, mas sempre ocupado, que deambula pelos cafés de Paris, vive no pequeno apartamento de Marie (Bernardette Lafont) e inicia uma ligação amorosa com Veronika (Françoise Lebrun), enfermeira no hospital Laenec. Aí começa uma espécie de ménage à trois que, entre sentimentos e pulsões, acaba por se tornar tensa e insustentável. Uma das obras mais importantes e influentes do moderno cinema francês, a obra mais conhecida de Jean Eustache é um filme de uma época e de uma geração, um manifesto estético que põe no seu centro a palavra.

Deserto Particular (2021)
Daniel foi suspenso do trabalho policial activo e está sob investigação interna por violência. Sara, o seu caso de amor na Internet, deixa de responder às suas mensagens. Sem futuro em Curitiba, decide conduzir para norte em busca dela. Mostra a fotografia de Sara, mas ninguém parece reconhecer a mulher. Até que aparece um rapaz, dizendo que pode pôr os dois em contacto sob condições muito específicas.

Na Penumbra (2019)
Sutemose
Lituânia, 1948. A guerra terminou, mas o país está em ruínas. Untė, de 19 anos, integra um movimento de resistência à ocupação soviética. Não combatem em igualdade de circunstâncias, mas será essa luta desesperada que determinará o futuro de todos. Na flor idade, Untė irá conhecer a violência e a traição. As fronteiras entre a paixão ardente da sua juventude e a causa pela qual luta são ténues. Unté luta incondicionalmente, mesmo que isso signifique perder a inocência.

O Último Autocarro (2021)
The Last Bus
Tom, recentemente viúvo, usa o passe de autocarro gratuito para viajar pela Grã-Bretanha desde John O'Groats, na Escócia, até Land's End, na Cornualha, o local onde ele e a esposa, Mary, nasceram. Viaja apenas em autocarros de carreiras locais e carrega as cinzas de Mary numa pequena mala. A viagem de nostalgia alimentada por incidentes e encontros com a população fazem dele um fenómeno mediático de que Tom não se apercebe até chegar a Land's End e ser recebido como uma celebridade.

Thor: Amor e Trovão (2022)
Thor: Love and Thunder
No meio de uma crise existencial, tendo recentemente sofrido uma série de golpes brutais, o Deus do Trovão embarca numa viagem diferente - uma viagem de autodescoberta. Os seus esforços são interrompidos por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses. Para enfrentar a ameaça, Thor recorre à ajuda da Valquíria, de Korg e da ex-namorada Jane Foster, que - para grande surpresa - empunha Mjolnir, o martelo mágico, e encarna a Poderosa Thor. Juntos, dão início a uma aventura cósmica para desvendar o mistério por detrás da sede de vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais.

Um Verão Na Córsega (2022)
I Comete
Numa aldeia na Córsega situada nas montanhas, todos vivem o Verão à sua maneira: as crianças brincam, os adolescentes namoram e os mais velhos comentam a passagem do tempo no bar local. No calor de Agosto, não demora muito para que as tensões aumentem enquanto uma família luta para impedir que os rancores borbulhem à superfície.

Netflix Portugal

Estreia a 8 de Julho:

O Monstro Marinho (2022)
The Sea Beast
Numa época em que animais aterradores vagueavam pelos mares, os caçadores de monstros eram heróis celebrados - e nenhum  era mais amado do que o grande Jacob Holland. Mas quando a jovem Maisie Brumble se esconde no seu navio, o caçador ganha uma companhia inesperada. Juntos, embarcam numa viagem a águas desconhecidas e fazem história.

Sem comentários: