sábado, 27 de agosto de 2022

MOTELx 2022: Programação completa

O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa anunciou a programação completa da sua 16.ª edição. Bodies Bodies Bodies (EUA, 2022), de Halina Reijn, será o Filme de Abertura, no dia 6 de Setembro.

Na secção Serviço de Quarto, para além de Dark Glasses e Final Cut, junta-se Something in the Dirt, realizado, escrito e protagonizado por Aaron Moorhead e Justin Benson - a dupla vai marcar presença em Lisboa. Destaque para Polaris (Canadá, 2022), de Kirsten Carthew, "um filme pós-apocalíptico inspirado no ecofeminismo e na urgência de uma mudança cultural e sustentável significativa", e Candy Land (EUA, 2022), de John Swab, "uma road trip infernal sobre sexo, religião e violência"; e ainda Satan's Slaves 2: Communion (Indonésia, 2022), de Joko Anwar; Ashkal (França, Tunísia, Catar, 2022), de Youssef Chebbi; Saloum (Senegal, 2021), de Jean Luc Herbulot; e Parsley (República Dominicana, 2022), de José María Cabral.

Com muitas mulheres na realização, este ano, na seleção Méliès d’argent - Melhor Longa Europeia encontram-se títulos como O Corpo Aberto (Espanha, Portugal, 2022), de Ángeles Huerta, "um folk horror com os actores portugueses Victoria Guerra e José Fidalgo"; Nightsiren (Eslováquia, Chéquia, 2022), de Tereza Nvotová; e A Banquet (Reino Unido, 2021), de Ruth Paxton. Junta-se ainda a esta competição o terror psicológico de Speak No Evil (Dinamarca, Holanda, 2022), de Christian Tafdrup.

Destaque ainda para uma Sessão Especial de culto com a exibição de Hotel da Noiva (Portugal, 2007), de Bernardo Cabral, rodado nos Açores; Inferno Rosso: Joe D’Amato on the Road of Excess (Itália, 2021), de Manlio Gomarasca e Massimiliano Zanin, na secção Doc Terror; e The Seed (Reino Unido, 2021), de Sam Walker, com Deadstream (EUA, 2022), de Joseph e Vanessa Winter, no regresso da Sessão Dupla à programação do MOTELx.

Inferno Rosso: Joe D’Amato on the Road of Excess

Dia 7 de Setembro, o Teatro São Luiz, em parceria com a Casa Bernardo Sassetti, vai projectar o primeiro filme de terror português, Os Crimes de Diogo Alves (1911), de João Tavares, acompanhado por uma partitura original de Bernardo Sassetti e interpretada por um combo da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Desidério Lázaro. Ao cine-concerto segue-se uma conversa sobre o processo de composição para filmes mudos, com um painel moderado por Inês Laginha e formado, além de Lázaro, pelo guitarrista Tó Trips e o pianista Filipe Raposo.

No dia 10 de Setembro, o MOTELx propõe um final de tarde com o projecto FILMar, entre a Cinemateca Portuguesa e o Cinema São Jorge, com foco nos medos do mar através de duas longas-metragens e três curtas e um debate, com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024 e a colaboração da Embaixada da Noruega em Portugal. 

No dia 11 de Setembro, às 17h00, na Sala 2 do Cinema São Jorge, a nova associação de mulheres que trabalham no cinema e audiovisual, MUTIM, vai debater a partir do primeiro filme realizado por uma mulher em Portugal, Três Dias Sem Deus (1946), de Bárbara Virgínia, com a participação de Luísa Sequeira, autora do road movie documental sobre a cineasta.

Dia 8 está de regresso o MOTELquiz, uma noite de trivia para testar os conhecimentos sobre cinema de terror e cultura pop, com prémios e surpresas. A entrada é livre, mas requer pré-inscrição para o e-mail inscricoes@motelx.org.

O MOTELx acontece entre 6 e 12 de Setembro, em Lisboa e os bilhetes são colocados à venda, a partir da próxima semana, na Ticketline. Mais informações sobre o festival em https://www.motelx.org/.

Sem comentários: