25-abril-billboard

quinta-feira, 23 de março de 2023

Estreias da Semana #553

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Entre os destaques encontram-se As BestasJohn Wick: Capítulo 4 e Justiça Para Emmett Till.

A Água (2022)
El Agua
A estreia de Elena López Riera nas longas-metragens é um objecto enigmático, carregado da intimidade da cineasta com o lugar – a sua Orihuela natal –, híbrido de real e ficção, fábula estival existente apenas no ponto em que as águas da magia e do mito afluem no rio da verdade. E há uma tempestade no horizonte que ameaça fazer transbordar esse rio, levando consigo as mulheres que têm a “água dentro de si”, segundo a crença. Ana, bem no centro da tormenta iminente, vive com José um (sempre intenso) amor adolescente.

As Bestas (2022)
Antoine e Olga, um casal francês, vivem há muito tempo numa pequena aldeia na Galiza. Praticam uma agricultura eco-responsável e restauram casas abandonadas para facilitar o repovoamento. Tudo deveria ser idílico, mas a sua oposição a um projecto de turbina eólica cria um sério conflito com os vizinhos.

Call Jane - Tu Não Estás Só (2022)
Call Jane
Joy, uma dona de casa americana tradicional dos anos 60, engravida inesperadamente. Um médico avisa-a de que esta gravidez tardia representa uma séria ameaça à sua vida, mas a direcção do hospital recusa conceder-lhe uma excepção à rígida legislação antiaborto em vigor. Sem alternativa, tropeça nas Janes, um grupo subterrâneo de mulheres comuns liderado por Virgínia, que arriscam tudo para proporcionar escolhas a mulheres como Joy. Não só lhe salvam a vida, como também lhe dão um propósito: ajudar outras a controlar o seu destino.

Demon Slayer: Kimitsu No Yaiba - A Aldeia Dos Ferreiros (2023)
Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - To the Swordsmith Village
Após o assassinato da sua família, o bondoso Tanjiro Kamado decide tornar-se um Caçador de Demónios na esperança de reverter a possessão demoníaca da irmã. Com Zenitsu e Inosuke, e com a ajuda de Tengen Uzui, um importante caçador, Tanjiro entra no Bairro do Entretenimento, onde enfrenta os formidáveis demónios da lua superior, Daki e Gyutaro.

Diálogo de Sombras (2021)
Diálogo de Sombras faz da exposição Pedro Costa: Companhia a sua matéria-prima e o ponto de partida para a construção de um mosaico que reúne e põe em diálogo várias figuras do imaginário criativo do cineasta.

Escola de Coelhos: Missão Ovo Dourado (2022)
Die Häschenschule 2 – Der große Eierklau
Max, um coelho da cidade, atinge o objectivo de se juntar à classe dos coelhos da Páscoa, mas quando algo terrível acontece com o ovo mágico dourado, Max e os amigos têm de agir com rapidez para salvar a Páscoa de ser tomada por uma família de raposas.

John Wick: Capítulo 4 (2023)
John Wick: Chapter 4
John Wick descobre uma forma de derrotar o conselho de senhores do crime que governam as organizações criminosas mais poderosas do submundo. Mas antes de ganhar a sua liberdade, Wick tem de enfrentar um novo inimigo com alianças poderosas e forças que transformam velhos amigos em inimigos.   

Justiça Para Emmett Till (2022)
Till
A verdadeira história da incansável busca por justiça de Mamie Till Mobley que, em 1955, viu o filho de 14 anos, Emmett Till, linchado enquanto visitava os primos no Mississippi.

Pedro Costa dá-nos a possibilidade de percorrer os seus filmes, Casa de Lava, Ossos, No Quarto da Vanda, Juventude em Marcha e Cavalo Dinheiro, através de um conjunto de objectos que se relacionaram com eles. Um caderno, nove fotografias, uma câmara digital, uma cópia de um filme em 35 mm e um elevador. Sacavém procura ser uma janela para o cinema de Pedro Costa e entender como ele é sentido e construído.

Sem comentários: