O IndieLisboa 2023 anunciou os Filmes de Abertura e Encerramento, o Foco Silvestre e o programa do European Short Film Network. O festival acontece de 27 de Abril a 7 de Maio.
The Adults, de Dustin Guy Defa |
As honras de abertura estarão a cargo de Something You Said Last Night, estreia da realizadora e guionista Luis De Filippis, sobre uma personagem trans, onde o enredo está mais focado em relações humanas e familiares. A encerrar o festival estará The Adults, de Dustin Guy Defa, protagonizado por Michael Cera. O filme percorre um drama familiar "sobre três irmãos amuados, desiludidos com o idealismo da juventude e o cinismo da vida adulta".
Nesta 20.ª edição o Foco Silvestre é sobre O Trabalho e o Movimento Sindical, antecipando "as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e em linha com a temática definida pela Comissão Comemorativa".
Há quatro eixos de programação, que foram trabalhados por diferentes equipas de programadores do IndieLisboa. Estes quatro eixos - O Trabalho Digno, As Fábricas e os Trabalhadores em Movimento, Ferramentas de Trabalho e Profissão: Trabalho - resultam em quatro sessões de curtas metragens.
Dentro do foco, o festival convidou ainda o projecto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, "a idealizar em conjunto um subprograma dentro do foco", intitulado Revoltas, Trabalho e Mão-de-Obra que "explora o contexto português ligado ao mar, através de um olhar sobre o trabalho neste contexto, sobre as condições de trabalho nas fábricas ou na pesca, ou mesmo as revoltas pré-revolução muito ligadas a movimentos de trabalhadores em luta por melhores condições sociais, económicas e políticas".
O Foco Silvestre reúne filmes de autores como António Campos, Manoel de Oliveira, Harun Farocki ou Ben Russell.
Ainda relativamente às curtas-metragens, foi anunciado o programa do European Short Film Network (ESFN), a que o IndieLisboa se juntou este ano. "O ESFN foi fundado em 2018 para apoiar e promover as curtas-metragens europeias, seguindo uma visão colaborativa para reforçar o panorama cinematográfico e festivo europeu. A rede desenvolveu programas de filmes a serem apresentados presencialmente ao longo deste ano, nos restantes cinco festivais membros - Internationale Kurzfilmtage Oberhausen (Alemanha), Go Short Festival in Nijmegen (Países Baixos), Short Waves Festival Poznan (Polónia), Vienna Shorts (Áustria) e Uppsala Kortfilmfestival (Suécia)". O foco estará nos formatos analógicos, com dois programas de cinema da Friedl Kubelka School for Independent Film, em Viena. Com curadoria do realizador Philipp Fleischmann (que dirige o departamento de cinema da escola), o ciclo Analog Imagination viajará pela Europa entre Abril e Novembro. No IndieLisboa, o programa vai ser exibido na Cinemateca em película.
Ao longo de 17 anos, "a escola tem vindo a promover a prática artística dos cineastas e a oferecer o intercâmbio com aclamados artistas cinematográficos, dando assim forma a toda uma geração de cineastas analógicos. Realizados e exibidos em filmes Super-8, 16-mm e 35-mm, estes trabalhos mostram um cinema de expressão profundamente pessoal e formalmente independente".
Mais informações sobre o IndieLisboa 2023 em https://indielisboa.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário