sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Porto/Post/Doc 2023: Alessandro Comodin e Maria Elorza em Foco, Competição Transmission e School Trip

O Porto/Post/Doc 2023 tem revelado várias novidades no seu programa: haverá focos nas obras de Alessandro Comodin e Maria Elorza; foram anunciados os dez filmes da Competição Transmission, bem como a programação School Trip, para famílias e escolas.

Agosto sin ti, Las chicas de Pasaik

Alessandro Comodin e Maria Elorza

Este ano, o Foco do festival recai sobre a obra do realizador italiano Alessandro Comodin e da basca Maria Elorza. Alessandro Comodin (1982) nasceu "na cidade italiana de Frioul, junto à fronteira com a Eslovénia, estudou primeiro literatura e só mais tarde cinema, em Bruxelas, na conhecida escola INSAS. Esta posição fronteiriça e transdisciplinar manifesta-se na sua obra, onde o ecletismo se cruza com uma vontade de universalidade e reconhecimento". Na sua primeira longa-metragem, L'estate di Giacomo (2011) (vencedora do Leopardo de Ouro para jovens cineastas do Festival de Cinema de Locarno), Comodin desafiou o realizador português João Nicolau a fazer a montagem, estabelecendo-se aí "uma afinidade entre os dois cineastas que, desde então, montam os filmes um do outro (sem excepção). Este vínculo de Comodin ao cinema português – e o seu conhecimento da língua – tornam-no numa espécie de “primo afastado” da cinematografia nacional, sendo possível encontrar ecos do seu cinema no de alguns realizadores portugueses, em particular Nicolau e Miguel Gomes"

Enquanto no seu primeiro filme as marcas autorais se "reconhecem na crueza e dureza da sua câmara e com a recorrência dos retratos de juventude (perdida) sobre paisagem florestal", a sua mais recente longa-metragem, Gigi La Legge (2022), lança-o para a “comédia do real”. Na Carta Branca oferecida pelo Porto/Post/Doc, Alessandro Comodin escolheu "duas comédias onde o humor físico, o erótico, o filme de ação e de aventuras se fundem e confundem"

Maria Elorza (1988) "estudou Comunicação Audiovisual na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e tirou o Mestrado em Investigação e Criação em Arte na Universidade do País Basco (UPV-EHU).  Desde 2011, tem vindo a combinar o seu trabalho como realizadora com a participação em diferentes projectos relacionados com o mundo do documentário". Co-realizou, entre outros, o "dicionário audiovisual" Irudi mintzatuen hiztegi poetikoa (2013) e o compêndio de vídeo-cartazes Agosto sin ti (2014). Também em 2014, participou no programa Zinergentziak do Festival Zinebi, no âmbito do qual realizou o documentário colectivo Errautsak.

O foco à sua obra compila o "trabalho em nome próprio e os filmes realizados com Maider Fernandez Iriarte, sob o nome Las Chicas de Paisak". Integrando igualmente a Competição Internacional Porto/Post/Doc, a realizadora vai estreará a sua primeira longa-metragem, A los libros y a las mujeres canto, uma ode ao "poder da literatura e do papel das mulheres nesse caminho civilizacional"

 

FOCO ALESSANDRO COMODIN

Gigi la Legge (The Adventures of Gigi the Law)

Alessandro Comodin, Itália, França, 99', 2022, FIC, DOC


L'estate di Giacomo (Summer of Giacomo)

Alessandro Comodin, Itália, Bélgica, 78', 2011, FIC


Carta Branca

Il Mostro (The Monster)

Roberto Begnini, França, Itália, 112', 1994, FIC


Les Naufragés de l'île de la Tortue (The Castaways of Turtle Island)

Jacques Rozier, França, 146', 1976, FIC


FOCO MARIA ELORZA

A los libros y a las mujeres canto (To Books And Women I Sing)

Maria Elorza, Espanha, 72', 2022, DOC


Al Borde del Agua

Maria Elorza, Iñigo Salaberria, Espanha, 20', 2023, DOC


Agosto sin ti (August Without You)

Las chicas de Pasaik, Espanha, 23', 2013, DOC


Ancora Lucciole (Still Fireflies)

Maria Elorza, Espanha, 14', 2018, DOC


Gure Hormek (Our Walls)

Las chicas de Pasaik, Espanha, 17', 2016, DOC


Irudi mintzatuen hiztegi poetikoa (Poetic Dictionary of Spoken Images)

Las chicas de Pasaik, Aitor Gametxo, Espanha, 13', 2013, DOC


La chica de la luz (The Girl of the Light)

Las chicas de Pasaik, Espanha, 9', 2016, DOC


Quebrantos (Breaches)

Maria Elorza, Koldo Almandoz, Espanha,7', 2020, DOC

Competição Transmission

O programa da competição Transmission do Porto/Post/Doc 2023 já está fechado. Conta com um "total de 10 filmes que pretendem lançar novos olhares sobre a vida e obra de artistas que marcaram os movimentos culturais dos últimos anos".

A Tiger in Paradise, de Mikel Cee Karlsson, "é um filme sobre a intimidade e a procura de um caminho de equilíbrio", "a partir de episódios reais de surtos psicóticos vividos por aquele que é um dos músicos suecos mais internacionais", José González.

Mutiny in Heaven, de Ian White, "conta a história da ascensão, pico e colapso dos The Birthday Party, banda fundada por Nick Cave e Rowland S. Howard" e "compila entrevistas exclusivas, arquivos raros, faixas inéditas, filmagens de estúdio, animação e conteúdo multimédia - numa reveladora retrospectiva dos seus principais membros, origens, sonhos, esperanças e motivações".

Little Richard: I Am Everything segue "as origens negras e queer do rock’n’roll, rebentando com o cânone branqueado da música pop americana para revelar um dos seus grandes inovadores: Richard Penniman, aka Little Richard"CAN and Me foca-se no teclista e fundador da banda alemã CAN, "Irmin Schmidt, cuja carreira é todo um tratado de ecletismo"

Rock Chicks – I Am Not Female To You "junta um conjunto de artistas injustamente marginalizadas da cena rock and roll, desconstruindo os lugares comuns associados ao género. Através dos testemunhos de mulheres que dedicaram as suas vidas ao rock - nas quais encontramos nomes como Kristin Hersh, Linda Gail Lewis, Kathy Valentine, Suzi Quatro ou Rosie Flores, os realizadores constroem um documento sobre as estratégias que cada uma usou para vingar, como mulher, no cenário musical rock dominado pelos homens".

Vencedores da Competição Transmission de 2021, Gonzalo García Pelayo e Pedro G. Romero regressam ao Porto/Post/Doc com Siete Jereles, "uma longa-metragem que volta a visitar as figuras que dão corpo ao flamenco, fora do palco, nas ruas da cidade, nos seus bairros, nas festas familiares, algures entre a tradição e a modernidade".

Peter Doherty: Stranger in My Own Skin é um documento "sobre a vida do músico britânico, com particular enfoque na luta que travou contra o vício das drogas. A partir das filmagens que Katia de Vidas (realizadora e esposa de Doherty) reuniu ao longo de dez anos, este filme segue o cantor e compositor dos Libertines enquanto ele cai na escuridão no auge de seu sucesso e a luta que travou contra seus próprios demónios".

Junta-se ainda à Competição Transmission Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, registo "sobre a criação, que tem por base o encontro entre duas figuras maiores da Bossa Nova - Elis Regina e Tom Jobim, na gravação do disco Elis & Tom"; Moderat: The Last Days, curta-metragem que acompanhou os últimos concertos do grupo alemão de música eletrónica; e Maquete’92 documentário sobre a banda vilacondense Turbo Junk I.E..

SCHOOL TRIP: cinema e oficinas para famílias e escolas

O projecto educativo do Porto/Post/Doc actua em diferentes frentes pedagógicas, incluindo sessões de cinema e actividades diversas durante os dias do festival, bem como acções contínuas ao longo do ano.

Um dos desafios da programação familiar do School Trip é criar momentos de encontro intergeracional. "A decorrer no fim-de-semana, para assim poder integrar-se nas agendas familiares, a edição 2023 do Porto/Post/Doc organiza uma grande sessão de cinema, para crianças, jovens e seus acompanhantes". A sessão acontece no Batalha Centro de Cinema, pelas 15h00, no dia 19 de Novembro, e integrará quatro curtas-metragens de produção recente, "sobre a amizade, a passagem para a adolescência e a relação entre humanos e animais"

No mesmo dia, pelas 16h00, o Café do Batalha transforma-se numa pista de dança com uma Festa de Hip Hop, para todos cantarem e dançarem ao ritmo do Hip Hop, seguindo-se "um momento de improvisação imagética e sonora com a plataforma Improvisa, desenvolvida pela LABA Valência Escola de Arte, Design e Novos Medias".  

Durante a edição deste ano, o festival integrará também várias sessões dedicadas às escolas, organizadas de acordo com os interesses e estímulos adequados a diferentes faixas etárias (M/4, M/6, M/9, M/12). As sessões decorrerão no Batalha Centro de Cinema. Ao longo da semana, serão ainda apresentados os resultados das oficinas Palavras Curtas e Correspondências, concretizadas na EB da Ponte (Santo Tirso) e EB de Perafita (Matosinhos), entre 2022 e 2023. 

O School Trip Escolas integra "a oficina Ao Ritmo do São João: a partir do fresco de Júlio Pomar, que retrata uma noite de São João e que pode ser visto no Batalha Centro de Cinema". O School Trip, em parceria com a Casa da Imagem, convidou "um grupo de alunos da cadeira de desenho do 12° ano da Escola Artística Soares dos Reis a desenvolver um mural inspirado nas festas populares portuenses e nos grafiti da cultura Hip Hop. A oficina decorre entre os meses de Setembro e Novembro e a apresentação do resultado é feita no domingo durante a Festa Hip Hop".  

Com foco no Ensino Secundário, o Porto/Post/Doc vai desenvolver, "entre 21 e 23 de Novembro, uma Oficina de Cinema Experimental, que visa explorar o cinema em película como uma ferramenta de expressão em que persiste esta dimensão técnica/tecnológica. A oficina é ministrada por Ángel Rueda e Ana Dominguez, fundadores e directores da (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico da Corunha (Espanha)".

Para além das actividades ao longo do festival, "o projecto educativo estende-se ao longo do ano através de oficinas criativas dirigidas ao público infanto-juvenil, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, implementadas em várias escolas do norte do país". Para informações sobre o programa escolas e inscrições, contatar: melanie@portopostdoc.com.

Porto/Post/Doc regressa entre os dias 17 e 25 de Novembro. Mais informações sobre o festival em https://www.portopostdoc.com/.

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