O Porto/Post/Doc anunciou o programa temático intitulado Por Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias?. O festival acontece entre 17 e 25 de Novembro.
Este programa pretende reflectir sobre as diferentes formas de contar uma história e conta com uma "lista de oito filmes que deixam um convite para a redescoberta de figuras centrais na realização e representação, unida pela vontade de fazer das salas de cinema um ponto de reflexão sobre as questões artísticas, culturais e políticas que, inevitavelmente, marcam a temporalidade e existência destes filmes".
Entre os títulos que compõe o programa está o tríptico de Jocelyne Saab, que olha para as "gerações perdidas na guerra em Beirute"; histórias de autores "que tiveram de emigrar para encontrar o seu lugar como artistas underground, a descobrir nos documentários sobre Nam June Paik e Jonas Mekas". Destaque ainda para o road movie Candy Mountain, de Robert Frank; a descoberta do universo, do escritor japonês Yukio Mishima; ou Radical Dreamer, sobre "a carreira de um dos autores e pensadores de cinema mais complexos e geniais do nosso tempo: Werner Herzog".
Para além dos filmes, o programa Por Onde Andam os Nossos Contadores de Histórias? integrará ainda um ciclo de conversas (Fórum do Real).
Programa
Por Onde Andam os nossos Contadores de Histórias?
Beyrouth, ma ville, de Jocelyne Saab · Líbano · 37' · 1982 · DOC
Lettre de Beyrouth, de Jocelyne Saab · Líbano · 52' · 1978 · DOC
Beyrouth, jamais plus, de Jocelyne Saab · França · 35' · 1976 · DOC
Candy Mountain, de Rudy Wurlitzer, Robert Frank · Suíça, Canadá, França· 103' · 1987 · FIC
Fragments of Paradise, de K.D. Davison · EUA · 98' · 2022 · DOC
Mishima: A Life In Four Chapters, de Paul Schrader · EUA, Japão · 120' · 1985 · FIC
Nam June Paik: Moon is the Oldest TV, de Amanda Kim · EUA · 107' · 2023 · DOC
Werner Herzog: Radical Dreamer, de Thomas Von Steinaecker · Alemanha, Reino Unido · 102' · 2022 · DOC
Sem comentários:
Enviar um comentário