A 17.ª edição Festa do Cinema Italiano regressa a 12 de Abril de 2024 e realiza-se em várias cidades portuguesas.
A programação desta edição vai percorrer: Lisboa, Alverca, Aveiro, Setúbal, Funchal, Almada, Porto, Figueira da Foz, Lagos, Coimbra, Beja, Loulé, Barreiro, Évora, Sardoal, Penafiel, entre outras cidades ainda a anunciar.
Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de Abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e noutras salas a revelar brevemente.
Rei Édipo (1967) |
Nos meses que antecedem a Festa, estão programados vários eventos de warm up, como o ciclo de cinema Pasolini e De Bruyckere, uma organização da Festa do Cinema Italiano e da Risi Film, que se associaram ao MAC/CCB , no âmbito da programação paralela da exposição Atravessar uma ponte em chamas, da belga Berlinde De Bruyckere, patente no museu até 10 de Março de 2024. A propósito do diálogo da escultura de De Bruyckere com o cinema de Pasolini, a artista seleccionou os quatro filmes que compõem o ciclo, com sessões mensais, aos Sábados, entre Dezembro de 2023 e Março de 2024, no Centro Cultural de Belém. O próximo filme a ser exibido é Rei Édipo (1967), de Pier Paolo Pasolini, no dia 13 de Janeiro de 2024; segue-se Why We Fight? (2021), de Alain Platel e Mirjam Devriendt, no dia 10 de Fevereiro. O ciclo termina com a exibição de Teorema (1968), de Pasolini, no dia 2 Março.
Sem comentários:
Enviar um comentário