O Dia Mais Curto celebra os 30 anos da curta-metragem de animação Os Salteadores, de Abi Feijó, com uma sessão especial no Cinema Trindade, no dia 21 de Dezembro, às 20h30. Trata-se de uma nova cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (medida integrada no programa Next Generation EU).
Para este filme, o realizador Abi Feijó teve como fonte de inspiração o conto Os Salteadores, do livro Os Grãos-Capitães, de Jorge de Sena.
Os Salteadores estreou em 1993 no festival CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação, "marcando não apenas o resultado de sete anos de trabalho, mas também o início de um percurso repleto de prémios e distinções, tal como o título de primeiro filme português de animação seleccionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes (1994)".
Com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril mesmo à porta, "esta curta-metragem leva-nos a refletir sobre questões fundamentais relacionadas com identidade, política e resistência, oferecendo uma visão sagaz das sensibilidades ideológicas do regime fascista português".
A sessão de dia 21 de Dezembro no Cinema Trindade vai incluir uma conversa com o público, moderada por Jorge Campos (escritor da obra Metáforas sobre o Fascismo Português), com a presença de Abi Feijó, Regina Pessoa e outros elementos ligados à produção do filme.
Mais informações sobre a programação d'O Dia Mais Curto em https://odiamaiscurto.curtas.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário