25-abril-billboard

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DocLisboa'13: Dizzy Gillespie + The Blues Accordin' to Lightnin' Hopkins

Dizzy Gillespie e The Blues Accordin' to Lightnin' Hopkins, ambos realizados por Les Blank, cineasta falecido este ano, fazem parte da secção Heart Beat do DocLisboa'13.

Dizzy Gillespie - 6.5/10


O jazz acompanha-nos neste documentário sobre Dizzy Gillespie. Les Blank oferece-nos imagens raras do músico, que fala sobre o seu começo e sobre teorias musicais - e toca na sua famosa trompete curva. Dizzy Gillespie apresenta-nos uma personalidade descontraída e divertida do músico, intercalada com imagens ao vivo com o seu quinteto.

The Blues accordin' to Lightnin' Hopkins - 8/10


Extremamente musical, dançante e emocional, The Blues accordin' to Lightnin' Hopkins debruça-se sobre o músico de blues do Texas, Lightnin' Hopkins. Les Blank oferece-nos muita música, e insere-se no quotidiano de uma povoação que sentiu fortemente a segregação racial norte-americana. 

No meio de testemunhos, de uma actuação num churrasco ao ar livre e uma visita à cidade da sua infância, Centerville, o realizador aproxima o público do músico, comovendo-o e encantando-o com os seus bluesThe Blues accordin' to Lightnin' Hopkins traz consigo muita cor, dança e a vivacidade de um povo e de um homem.

Sem comentários: