*6/10*
Maria de Medeiros, como madrinha desta edição da Festa do Cinema Francês, teve direito a uma pequena retrospectiva do seu trabalho à frente e atrás das câmaras. Je t’aime… moi non plus – Artistes et Critiques faz parte da sua filmografia enquanto realizadora, um documentário aborda a relação, por vezes difícil, entre realizadores e críticos de cinema. Dois lados de um mesmo amor pela Sétima Arte.
Foi durante um Festival de Cannes, que a ideia surgiu, e onde entrevistou grandes nomes do cinema e da crítica como Pedro Almodóvar, Christophe Honoré, David Cronenberg, o português Manoel de Oliveira, Jean-Michel Frodon, Atom Egoyan, Alexander Walker, Tonino de Bernardi, entre tantos outros.
Dividido por temáticas, há uma contraposição de testemunhos, opiniões, onde a subjectividade e o confronto de argumentos impera. Os dois lados da mesma moeda, em reflexão. Contudo, a utilização de closes exagerados, sem motivo, de planos menos bem conseguidos, e estranhas opções da realizadora fazem com que Je t’aime… moi non plus – Artistes et Critiques perca muito do que ganha com as declarações.
A crítica completa pode ser lida no Espalha-Factos em Artistas e Críticos: Dois lados de um mesmo Amor.
2 comentários:
Parabéns pelo novo e atraente header! :)
Cumps cinéfilos :*
Muito obrigada, Sam. :)
Cumprimentos cinéfilos :*
Enviar um comentário