sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Bicycle Film Festival: De 12 a 15 de Setembro em Lisboa

O Bicycle Film Festival (BFF) - o maior evento internacional ligado à cultura da bicicleta, criado por Brendt Barbur, em Nova Iorque, há 13 anos - realiza-se em Lisboa, pelo quinto ano consecutivo. O evento decorre entre 12 e 15 de Setembro, no Palácio Foz, nos Restauradores. Em Portugal, o BFF é organizado pela Cooperativa POST.


Tudo começa no final da tarde de dia 12, com uma corrida de bicicletas nas ruas de Lisboa, a LX Alleycat '13, com partida marcada para as 21h00, no Park, o topo do parque de estacionamento da EMEL, na Calçada do Combro. A inscrição pode ser feita a partir das 19h00, no valor de 4 euros (com seguro de acidentes pessoais e bilhete para uma sessão do BFF). Há ainda prémios Levi's e MalaBina, entre outros e, para participar, basta aparecer no local, com luzes na bicicleta e capacete. No mesmo dia, haverá animação com o BFF Warm-Up, na Praça dos Restauradores, a partir das 22h00.

O cinema chega em força nos dias 13 e 14 de Setembro. A Sessão de Abertura acontece na Sexta-feira, às 21h45, no Palácio Foz/Cinemateca Júnior, com o filme dinamarquês Moon Rider, de Daniel Dencik (editor do conhecido Into Eternity), e a curta-metragem El Diablo, de Paolo Casalis. De seguida, há festa com projecção de filmes e bike jam no Lounge (Cais do Sodré), e música de Fogo! (Javenger Dourado e Major). No Sábado, dia 14, à noite, depois dos filmes, tem lugar a Midnight Ride, onde todos irão de bicicleta desde os Restauradores até à BFF After-Party, no Castro Beer (Cais do Sodré) com torneio de bike sprints (corridas em bicicletas fixas sobre rolos) e duas duplas de DJs na cabine: Bandido$ e Orange Evolution, a partir da meia-noite - a entrada custa 3 euros.

São 32 filmes de 16 países, divididos por cinco sessões. Portugal está representado no filme Carma, uma co-produção de Portugal e Espanha, onde a personagem principal é a portuguesa bicicleta Carma, feita com componentes de um carro.

O Bike Polo acontece das 12h00 às 18h00 de dia 14, através de demonstrações e competição aberta a todos na Praça dos Restauradores e, no dia seguinte, das 10h00 às 18h00 terá lugar o Open de Bike Polo 2x2 “Heaven Vs. Hell” no mesmo local, seguido de uma Street Party, entre as 15h00 e as 18h00, que marca o final do BFF 2013, com o concerto showcase de PISTA, nova banda de Cláudio Fernandes e Bruno Afonso, guitarra, bateria e vozes num universo de música e bicicletas à mistura, às 17h00, na Praça dos Restauradores, música, workshops, oficina e check-up de bicicletas, experimentação de "tall-bike", mini-bikes, batidos a pedal e outras actividades.


Para cada sessão, os bilhetes tem um custo de 3,20€ e os passes 25€, com acesso a todas as sessões, t-shirt oficial do BFF, LX Alleycat '13, festas e todas as actividades.

Primeira vez, o BFF integra a programação da Semana Europeia da Mobilidade, sendo uma co-produção entre a Cooperativa POST, a Câmara Municipal de Lisboa, a EMEL e a Cinemateca Portuguesa. Conta com os patrocínios da Levi's, da Brompton e do Grupo Portinsurance, e ainda com o apoio da Embaixada da Dinamarca, Turismo de Lisboa, Fertagus, RTP, Jornal Pedal e Speak.

Este ano o BFF chega também à Margem Sul, com o Festival da Mobilidade de Almada, numa sessão especial "Bike-in" BFF Greatest Hits, nos dias 21 e 22 de Setembro, às 19h30, na Praça da Liberdade, em Almada.

Para mais informações e reservas: 

Sem comentários: