sábado, 9 de setembro de 2017

MOTELx'17: The Bad Batch - Terra Sem Lei (2016)

*7.5/10*

Numa terra sem lei, todos tentam sobreviver. Em The Bad Batch não há bons da fita, mas facilmente criamos empatia com os personagens: da jovem rebelde sem braço nem perna, ao canibal musculado a quem roubam a filha, ao sem abrigo que vagueia pelo deserto, todos nos despertam a curiosidade.

Depois de Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa, Ana Lily Amirpour criou um ambiente bem diferente, repetindo uma protagonista feminina, mas com a comédia a imperar e muito menos sangue. A realizadora parece querer experimentar um estilo mais comercial e menos poético que o seu filme anterior.


Arlen é abandonada numa zona árida do Texas separada da civilização por uma barreira. É capturada por um grupo de canibais selvagens liderados pelo misterioso Miami Man. Com a vida em risco, ela decide fugir ao encontro de um homem a quem chamam O Sonho

A ideia deste mundo apocalíptico onde todos procuram "o sonho (americano?)" e vivem na esperança de o alcançar é desafiadora e inspirada. Depois do preto e branco do último filme, a realizadora usa e abusa da cor em The Bad Batch e o resultado é um divertido e colorido filme que nos faz sentir o calor do deserto e a desesperança dos protagonistas. O objectivo final é tão somente a sobrevivência.

A banda sonora é deliciosa e é divertido ver actores como Keanu Reeves, Jim Carrey (irreconhecível), Jason Momoa e Diego Luna em papéis tão diferentes do habitual.


A história de amor que se vai criando não era especialmente necessária, mas também é inofensiva. O dito "terror" predomina essencialmente na primeira metade do filme, e o argumento, no todo, é original e com um sarcasmo muito inteligente.

Sem comentários: