sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MOTELx'17: Playground / Plac zabaw (2016)

*8/10*

Controverso e incómodo, com realização de mestre, assim é Playground (Plac zabaw), filme de estreia em cinema do realizador polaco Bartosz M. Kowaski. Habituado ao género documental, é fácil encontrar esse background nesta longa-metragem. As imagens valem mais que as palavras.

Numa pequena cidade polaca, seguimos o último dia de aulas de três crianças. Gabrysia quer declarar-se ao seu colega de turma, mas tudo indica que o dia não vai acabar bem.

Com um ritmo lento e poucos diálogos, o que poderia parecer, à primeira vista um mero filme sobre bullying, revela-se, na realidade, um filme brutal sobre a inexplicável maldade intrínseca do ser humano.

Inicialmente, conhecemos as três personagens, separadamente, de casa até à escola. Brevemente, conseguimos traçar um rápido perfil de cada um, contudo, nada fará prever o arrepiante final deste Playground.


É difícil classificar a longa-metragem de Kowaski, já que o que o pode colocar no género terror não é rapidamente decifrável. Ao mesmo tempo, o facto de ser inspirado num caso verídico só o torna ainda mais aterrorizante. 

Não será, certamente, um filme para todos, mas ninguém poderá duvidar de que se trata de um trabalho com uma realização fabulosa, colocando-nos como espectador passivo, que assiste a tudo com relativa distância e nada pode fazer para travar o desfecho, tal como as pessoas que se cruzam com estas crianças ao longo do filme.

Uma surpresa de sabor amargo no MOTELx'17.

Sem comentários: