*6/10*
Uma das melhores experiências que o MOTELx proporciona ao seu público é a exibição de alguns filmes de género raros - como é o caso da secção Quarto Perdido da qual falaremos nos próximos dias. Este ano, houve espaço para uma Sessão Especial dedicada a um português que fez carreira como realizador no Brasil, conhecido por Jean Garrett.
Excitação enquadra-se perfeitamente no tipo de terror tão em voga nos anos 70, de Mario Bava a Dario Argento. O filme conta-nos a história de Helena e Renato, que decidem trocar a confusão da grande cidade pela paz de uma casa à beira-mar. A decisão foi forçada pela frágil condição psicológica de Helena que conduziu ao seu internamento numa clínica psiquiátrica. No entanto, os novos ares não impedem que Helena testemunhe fenómenos estranhos na casa. Renato, engenheiro informático, pouco afoito a eventos sobrenaturais, não leva a sério os relatos da esposa. Helena, decidida a provar que não está a enlouquecer, vai procurar descobrir a origem dos fenómenos e os segredos dos antigos inquilinos.
Desde o início que somos confrontados por imagens de um homem enforcado na sala da nova casa deste casal. Nós e a protagonista, Helena. E será em torno destas alucinações que tudo se desenrola. A juntar aos problemas psicológicos, o marido mulherengo e as vizinhas exuberantes não ajudam a que tudo se resolva pelo melhor.
Excitação remete-nos claramente para o género exploitation, onde os corpos femininos e o sangue são o grande foco. O argumento, contudo, tem alguns bons momentos e um plot twist surpreendente. Mas como filme de baixo orçamento que é, não esperemos que os efeitos especiais sejam do outro mundo (passo a redundância), havendo momentos em que é impossível não deixar escapar um sorriso.
Sem comentários:
Enviar um comentário