Thursday Night, de Gonçalo Almeida, venceu o prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa e Cold Hell, de Stefan Ruzowitzky, conquistou o título de Melhor Longa de Terror Europeia no MOTELx'17. O festival de terror lisboeta chegou hoje ao final, depois de seis dias de muitos sustos.
O júri das curtas-metragens, composto pela actriz Maria João Bastos, o músico Carlão e o realizador Can Evrenol, escolheu o filme Thursday Night, de Gonçalo Almeida (cuja entrevista ao Hoje Vi(vi) um Filme pode ser lida aqui), “pela história, pela direcção, pela fotografia e pelos actores”, acrescentando que se trata de “um filme que nos marcou muito, que consideramos único e que certamente ficará na nossa memória”. Thursday Night fica ainda automaticamente seleccionada para o Prémio Méliès d’Or, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico em Novembro, na cidade de Trieste. Nesta categoria, o júri atribuiu ainda uma Menção Especial a Depois do Silêncio, de Guilherme Daniel (entrevista aqui), cujo trabalho de “argumento e fotografia” considerou “muito promissor”.
Na competição internacional, Cold Hell, de Stefan Ruzowitzky, venceu o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia /Méliès d’Argent 2017. O júri composto pelo crítico Kim Newman e os actores Rogério Samora e Iris Cayatte justificou a escolha devido à sua “relevância contemporânea, acção emocionante e imaginativa e excelentes performances de todo o elenco”. Cold Hell é um thriller político passado numa Alemanha multicultural que conta a história de uma jovem taxista de origem turca perseguida por um assassino em série. O realizador e a actriz Violetta Schurawlow estiveram presentes na Sessão de Encerramento do MOTELx para receber o prémio.
Sem comentários:
Enviar um comentário